Topo

Cristina de Luca

Conexões de mais de 4Mbps já são maioria no Brasil, diz Akamai

Cristina De Luca

02/06/2017 23h45

O Brasil subiu seis posições e passou a ocupar o 79º lugar no ranking do Relatório State of Internet, da Akamai, referente ao primeiro trimestre de 2017. A velocidade média da banda larga cresceu 6,7% em relação ao trimestre anterior e 51% na variação anual, atingindo 6.8 Mbps. As conexões acima de 4Mbps já são maioria, representando 68% do total. Houve crescimento expressivo (15%) nas conexões acima de 10Mbps, que hoje já respondem por 18% do total.

Apesar da boa performance, o país segue apresentando velocidades abaixo das médias mundiais, com algumas exceções. A velocidade média global de conexão foi de 7,2 Mbps (um aumento de 15% na variação ano a ano).

Já o pico de velocidade média global foi de 44,6 Mbps no primeiro trimestre, abaixo do registrado no Brasil, de 46,5 Mbps.

IPv4 x IPv6
O número de endereços IPv4 apresentou um pequeno crescimento (0,9%) no Brasil, na variação trimestral, e um decréscimo (-1,4%) na variação anual, somando agora 47,684 milhões. Em compensação, a adoção de IPv6 cresceu 13% em relação ao último trimestre e 29% comparado a igual período de 2016.

Banda larga móvel
A velocidade média das conexões móveis no Brasil aumentou de 4,7Mbps no quarto trimestre de 216 para 5.2 no primeiro trimestre deste ano, graças ao aumento das conexões 4G.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.