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Cristina de Luca

YouTube detalha diretrizes para evitar exibição de anúncios em conteúdos impróprios

Cristina De Luca

02/06/2017 19h06

No início de abril, para contornar o descontentamento de anunciantes que chegaram a suspender publicidade com medo de que suas marcas aparecessem ao lado de vídeos com conteúdo ofensivo ou impróprio, o YouTube anunciou novas regras para seu Programa de Parceiros. Hoje, o serviço deu um passo além e publicou novas diretrizes para explicar melhor aos criadores de conteúdo e anunciantes o que pode e o que não receber anúncios.

Além disso, lançou também um curso na Escola de Criadores de Conteúdo para fornecer mais detalhes para os parceiros sobre como tornar o seu conteúdo mais atraente para dos diversos anunciantes.

As diretrizes que mais chamam atenção são as diretrizes sobre o conteúdo qualificado para receber anúncios.  Elas deixam bem claro a postura mais rígida da plataforma em relação a vídeos que façam:

Incitação ao ódio: conteúdo que promove discriminação, deprecia ou humilha um indivíduo ou um grupo com base em raça, etnia ou origem étnica, nacionalidade, religião, deficiência, idade, condição de veterano de guerra, orientação sexual, gênero, identidade de gênero ou outras características associadas à discriminação ou marginalização sistemática;

Uso impróprio de personagens voltados para o entretenimento familiar: conteúdo que retrata personagens de entretenimento familiar vinculados a comportamentos violentos, sexuais, repugnantes ou impróprios, mesmo que em sátiras ou comédias;

Provocação e humilhação: conteúdo gratuitamente raivoso, provocativo ou degradante. Por exemplo, um vídeo que use uma linguagem gratuitamente desrespeitosa que constranja ou insulte um indivíduo ou grupo.

Um texto publicado no blog dirigido aos Criadores do YouTube reafirma também que a permanência dos vídeos na plataforma continua sendo definida de acordo com seus Termos de Serviço e Diretrizes da comunidade.

Significa dizer que todo conteúdo que não estiver em conformidade com as Políticas do Google AdSense e com as diretrizes otimizadas para anunciantes não estará qualificado para exibir anúncios.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.