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Cristina de Luca

IAB muda especificações de formatos de anúncio incluindo padrões para Realidade Virtual e Aumentada

Cristina De Luca

20/07/2017 16h30

O Interactive Advertising Bureau (IAB) divulgou nesta quinta-feira, nos Estados Unidos,  a versão final do IAB Standard Ad Unit Portfolio, com formatos de anúncios para uma ampla variedade de telas. Seja em um telefone celular, um tablet ou laptop, os padrões oferecem soluções flexíveis para a turma de criação das agências.

O guia também já traz orientações sobre como abordar os consumidores de novas maneiras, em plataformas emergentes. São diretrizes para novas experiências imersivas de marketing digital em ambientes de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, bem como para anúncios usando vídeos de 360 ​​graus , emojis, adesivos e outros recursos inovadores.

O vídeo abaixo mostra um exemplo de anúncio em Realidade Aumentada. Em parceria com a Blippar e a Spotify, a Coca-Cola transformou suas latas de refrigerantes em jukeboxes. Os usuários podiam interagir com elas, apontando o celular a imagem da Coca-Cola para ativar a experiência.

Este outro apresenta as possibilidades criadas pelo uso de vídeos de 360 graus.

"A nova versão do IAB Standard Ad Unit Portfolio coloca a experiência do usuário no centro, beneficiando os consumidores e as marcas que desejam alcançá-los em sua jornada digital", disse Randall Rothenberg, presidente e CEO do IAB.

"Os formatos refletem o compromisso da indústria em criar anúncios digitais bonitos e fáceis de usar,  que podem ser facilmente dimensionados", disse Alanna Gombert, vice-presidente sênior de Tecnologia e Operações de anúncios do IAB. "Seu desenvolvimento foi um esforço complexo, combinando ideias de um vasto grupo de contribuidores", completou Anthony Yam,  co-presidente do Grupo de Trabalho IAB Tech Lab Flex Ads.

Na prática, são recomendações dizem respeito à flexibilidade de tamanho das peças, para que possam se ajustar automaticamente aos diferentes tamanhos de tela; seu peso, para que a carga inicial não atrapalhe o carregamento e exposição dos demais elementos do ambiente onde foram inseridas; e orientações para publicidade não invasiva, de modo a criar uma melhor experiência de uso.

AB e o IAB Tech Lab pretendem promover uma série de webinars e disponibilizar páginas de demonstração, bem como orientações para ajudar as marcas a fazer a transição para os novos formatos.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.