Instant Article paga mais de US$1 milhão por dia para os veículos de mídia, diz Facebook
Diante do burburinho causado por sua participação na conferência Digital Publishing Innovation Summit, em Nova York, Campbell Brown, diretora de parcerias do Facebook com a mídia, publicou hoje um longo post no blog da rede social prestando contas dos seis meses do Projeto Facebook para Jornalismo, lançado globalmente em janeiro deste ano.
Segundo a executiva, nesses seis meses os executivos do Facebook se reuniram com 2.600 veículos de mídia em todo o mundo para criar um diálogo sobre como eles usam os produtos da rede social. O Facebook tenta explicar como funcionam seus produtos, entre eles o Feed de Notícias e o Instant Articles, para que os veículos de mídia compreendam como aproveitá-los melhor.
Dessas reuniões teriam surgido uma série de atualizações do Instant Articles. Entre elas:
1 – Botões de Call to Action para que as pessoas se inscrevam para receber boletins de notícias e curtam páginas de veículos de imprensa como forma de fidelizar o leitor.
As organizações de mídia estão testando a oferta de free trials de seu conteúdo e o uso de campanhas para estimular o download de seus apps. No acumulado do ano, segundo a executiva, mais de 2 milhões de inscrições por e-mail resultaram dos botões de Call to Action nos Instant Articles, com uma taxa atual de mais de 25 mil por dia entre todos os veículos de mídia usuárias da plataforma.
2 – A possibilidade de publicação simultânea no Google AMP e, em breve, na Apple News através do Instant Articles SDK.
3 – Mais oportunidades de monetização com uma densidade de anúncios mais flexível.
4 – Novos anúncios na seção de Artigos Relacionados
5 – O lançamento de uma ferramenta para veículos que utilizam Instant Articles para medir a performance de seus artigos em comparação a conteúdos equivalentes nos apps móveis desses veículos.
Ainda segundo Campbell Brown, o Instant Article paga mais de US$1 milhão por dia para os veículos de mídia via Facebook Audience Network e, nos últimos 6 meses, a receita por cada 1 mil visualizações a partir do Facebook Audience Network em Instant Articles aumentou mais de 50%.
Mais de 10 mil veículos em todo o mundo usam o formato, com um crescimento de 25% apenas nos últimos seis meses.
Hoje, mais de um terço de todos os cliques para artigos no Facebook são para Instant Articles.
PayWall
Sobre os planos de desenvolver uma ferramenta para possibilitar assinaturas dentro do Instant Articles, a executiva confirmou o que disse em Nova York. A rede social planeja iniciar os testes com um pequeno grupo de parceiros no fim deste ano.
"Nossos parceiros apontaram a implementação de modelos de negócios de assinatura como prioridade máxima e, diante disso, também a tornamos uma prioridade para nossas equipes", diz o texto.
As assinaturas não terão um modelo de padrão. Serão definidas de acordo com os interesses dos parceiros. "Como qualquer novo produto, teremos que refiná-lo ao longo do tempo para garantir que ele funcione para as pessoas e os veículos no Facebook. Continuaremos a ouvir o feedback dos nossos parceiros nos próximos meses", prossegue.
Anúncios em vídeos
O texto lembra ainda que o Facebook vai ajudar parceiros a monetizar seus conteúdos de vídeos, tanto dentro do Facebook como em seus próprios websites e aplicativos. Todos os veículos de mídia elegíveis já podem gerar receita inserindo anúncios em vídeos in-stream de seus próprios sites e aplicativos através do Audience Network. E a rede social já começou a testar os Ad Breaks em vídeos sob demanda (VOD) nos Estados Unidos. Recurso que será expandido para nove países ao longo deste semestre. Também já estão em teste os Ad Breaks nas transmissões ao vivo através da API do Facebook Live com parceiros e codificadores terceiros.
Eventos
Além disso, nesses seis meses o Facebook promoveu 15 News Days – eventos de treinamento de produtos de um dia inteiro, com sessões de feedback, apresentação de parceiros e atendimento individual para suporte à dúvidas com foco em jornalistas locais, editores e líderes de veículos de mídia – em Dallas, Atlanta, Denver, Chicago, Seattle, San Diego, Nova Déli, Hyderabad, Manchester, Milão, Edimburgo, Manila, Jacarta, Cidade do México e Buenos Aires. Estamos planejando realizar outros 15 nos próximos seis meses.
A equipe do projeto participou de 71 eventos da indústria de mídia – realizando palestras e oficinas ou participando de painéis em 50 desses eventos, patrocinando 36 e fornecendo suporte a cerca de 15. Um deles foi o último congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji.
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