iTorpedos: Da série números mágicos.... Google e Facebook revezam no topo, quase sempre
Este sábado, tive acesso a pesquisas recentes referentes ao mundo online divulgadas no mercado americano. Duas delas chamaram atenção. A primeira, da comScore, não traz muitas novidades no geral, mas no particular, dissecando cada categoria, revela alguns dados interessantes, sobretudo sobre os possíveis efeitos das interfaces de voz na audiência. A segunda, elaborada pela System1 Research para medir a visibilidade das marcas, deve ter acendido uma luz vermelha entre os gigantes da mídia online.
A comScore revelou as 50 principais propriedades de mídia digital nos EUA em junho. As propriedade da Google (buscador, mapas, YouTube, etc) ocuparam o primeiro lugar, com 241,4 milhões de visitantes únicos, seguidas pelo Facebook (203,9 milhões) e Yahoo Sites (185,6 milhões). Os sites da Microsoft e os sites Amazon aparecem logo depois, com 183,8 milhões e 180 milhões, respectivamente. A Comcast NBC Universal surge na sexta posição, com 155,3 milhões – superando a AOL Inc. com 154,5 milhões.
A CBS Interactive superou a Apple Inc. com 148 milhões, contra 140,9 milhões da empresa de Cupertino. E a Turner Digital ,controladora da CNN, obteve 131,2 milhões, superando a Fox News Digital Network, com 82,2 milhões. Entre a Turner e Fox estão a The Weather Company, com 11,6 milhões de visitantes únicos e o Twitter , com 110,3 milhões, além do LinkedIn, com 103,1 milhões, das propriedades da Wikimedia Foundation, com 99,4 milhões e da Snapchat, com 95,3 milhões de visitantes.
Entre as grandes editoras de revistas, a Times é líder, com 127,3 milhões de visitantes únicos, seguida pela Hearst, com 104,3 milhões no mês, chegando à frente do rival Condé Nast Digital, que atraiu 93 milhões de visitantes únicos. A Meredith Digital teve 71,3 milhões.
Já entre os jornais, a USA Today Network liderou o pacote com 110 milhões. O New York Times e o The Washington Post tiveram 85 milhões e 76,4 milhões, respectivamente. O BuzzFeed.com registrou 75,2 milhões de visitantes. Depois estão a Vice Media , com 72,3 milhões e a Vox Media , que inclui Vox.com , Recode, Racked, The Verge e Eater, com 70,9 milhões de visitantes únicos.
Confira os 2 primeiros na tabela abaixo.
Muito da força das grandes plataformas reside em sua audiência móvel. Basta conferir o ranking de uso dos 15 aplicativos mais populares no mês passado.
A gigante Amazon apresentou queda nos dois rankings. Fenômeno que pode estar relacionado ao aumento do uso dos dispositivos Echo, com auxílio da Alexa, para acesso aos serviços que oferece.
Facebook no topo
A pesquisa da System1 Research, por sua vez, deve ter deixado Mark Zuckeberg feliz. A força atual da marca Facebook entre os consumidores dos EUA é cada vez maior, conforme resultados publicados pelo MediaPost.
O Facebook foi mencionado muito mais do que qualquer outra marca quando os pesquisadores perguntaram quais empresas conectam o mundo. Teve o dobro de menções do Google, quase três vezes o volume de menções à Apple e mais de 10 vezes o do Twitter.
Pouco mais de 80% dos 850 consumidores ouvidos disseram usar o Facebook regularmente, de acordo com a System1. O Google foi citado por 79% dos entrevistados, enquanto 43% citaram a Apple e o Twitter, 40% citaram o Instagram e 25%, o Snapchat.
No entanto, a marca Google (55%) ainda inspira mais felicidade e que marca Facebook (50%). Já o Twitter suscitou as emoções mais negativas entre os entrevistados: 9% associaram a marca com desprezo, e 5% com desgosto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.