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Cristina de Luca

Quatro em cada 10 usuários do YouTube se conectam à plataforma entre 17h e 00h

Cristina De Luca

24/07/2017 19h17

O YouTube nesta segunda-feira (24/7) a 2ª edição do YouTube Insights, publicação que reúne dados de algumas de suas principais categorias na plataforma e que podem ser estratégicos para o planejamento da comunicação e marketing de agência e marcas.

Os resultados refletem a pesquisa realizada com 5.450 pessoas (classe ABC), nos principais centros do Brasil.

Entre os destaques estão:

·   No Brasil, 95% da população online acessa a plataforma pelo menos uma vez por mês

·   O YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes ABC.

·    96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube

·    63% dos consumidores de afinidades no YouTube dizem que não conseguiriam viver sem a plataforma

·    31% consideram a plataforma fonte de aprendizado

·    87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser

·   Quem assiste a afinidades é 1,3X mais propenso a comprar alguma novidade

·   Quase metade dos usuários de YouTube tem filhos: 46%

·    79% concordam que é melhor assistir a tutoriais do que ler instruções

·    59% concordam que é melhor se atualizar pelo YouTube do que vendo notícias

·     50% dos usuários de afinidades curtem/avaliam um vídeo assim que assistem

·     96% dos consumidores de afinidades no YouTube acessam a internet todos os dias, principalmente por meio do smartphone (82%) e do computador (66%)

·    4 em cada 10 consumidores de YouTube se conectam à plataforma entre 17h e 00h

Música

·   80% dos brasileiros que acessam a internet e têm entre 14 e 55 anos assistem vídeos no YouTube

·   86% da classe A, 83% da classe B e 78% da classe C consomem música na plataforma

·   A plataforma, sozinha, é do tamanho do rádio no Brasil ouvido pela população acima de 12 anos das classes A, B e C. E a música é o principal conteúdo consumido

·   O interesse por David Bowie cresceu 909% em janeiro de 2016, mês de sua morte

·   Dos 10 vídeos mais vistos no Brasil até junho de 2017, 5 são de sertanejo

·    O Brasil é o número 1 em visualizações do Festival Tomorrowland

Gastronomia

·   68% dos brasileiros com acesso à internet assistem a conteúdos de gastronomia no YouTube

·   72% das visualizações são na tela do celular

·    Os jovens amam o assunto: 66% têm entre 18 e 34 anos e 25% têm mais de 35 anos

·    50% cozinham para o parceiro e 61% para a família

·    80% das buscas são por receitas tradicionais

·    51% consideram cozinhar um momento de prazer

·    Interesse pela culinária japonesa é 556% maior

·    Buscas por vídeos para preparo de marmita e comida congelada cresceu 163%

·    Busca por bolo é a maior durante todo o ano

·    307% foi quanto cresceram as buscas por como usar utensílios de cozinha em 2017

Games

·    56 milhões de brasileiros consomem conteúdo de games online

·    73% dos consumidores de gaming no YouTube têm entre 18 e 34 anos

·    O Público LGBT+ de gaming é maior que a média. São 13% VS. 10%

·    77% dos consumidores de gaming no YouTube costumam jogar sozinhos

·    A cada 10 jogadores conectados no YouTube, 2 são mulheres

·    Temos 1,285 bilhões de católicos no mundo e 2,2  bilhões de gamers

·    A final da NBA de 2016 teve uma audiência de 30,8 milhões de pessoas. A final de Legue of Legends, 43 milhões

Moda&Beleza

·    52 milhões de pessoas estão de olho em moda, beleza e estilo de vida no digital

·    76% dos brasileiros com acesso à internet veem os conteúdos de moda, beleza e estilo de vida que estão no YouTube

·   69% dos consumidores desse conteúdo têm entre 18 e 34 anos

·    85% dos consumidores que acompanham Moda&Beleza no YouTube acreditam que a beleza vem de dentro. Em 2016, esse número era de 79%

·    6 em cada 10 consumidores acessam conteúdos sobre o tema na plataforma uma ou mais vezes por dia

·    54% das mulheres afirmam que ser bonita significa assumir suas diferenças e personalidade

·    31% dos consumidores são homens VS. 21% em 2016

·    84% dos consumidores acreditam que a plataforma oferece conteúdos para todos os tipos de pele e rosto.

·    81% dos consumidores acham que o YouTube é para todos os gêneros e opções referentes à sexualidade e 90%  acreditam que a plataforma ensina a fazer coisas que até então não sabiam

Futebol

·    94 milhões de brasileiros se interessam por esportes

·    60 milhões deles estão no digital, mas só 24 milhões desse grupo praticam atividades físicas

·    51% dos brasileiros com acesso à internet assistem a conteúdos de futebol no YouTube

·    Consumidores de conteúdo de futebol fazem isso na escola, faculdade ou trabalho 20% a mais que os interessados em outros temas

·    O YouTube é o primeiro lugar para quem busca conteúdo de futebol em vídeo.

·    60% dos consumidores do YouTube jogam futebol na vida real e 63% jogam no videogame.

·    3 em cada 10 consumidores de futebol querem aprender dribles e jogadas

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.