Topo

Cristina de Luca

Influenciadores e empresas de mídia preferem o Instagram ao Snapchat

Cristina De Luca

11/09/2017 11h00

Bem que a Mediakix avisou, meses atrás: os influenciadores digitais estão trocando o Snapchat pelo Instagram. Por vários motivos, sendo o apelo econômico o mais importante deles.

Com as mudanças promovidas pelo Instagram em junho ficou mais fácil marcar empresas em posts relacionados e ter acesso a métricas sobre esses posts diretamente da interface da plataforma, monitorando likes e comentários.  Métricas essas que, no Snapchat, não estão disponíveis.

À Bloomberg, o influenciador digital Wes "Wuz Good" Armstrong confidenciou sequer saber dizer o número de seguidores que tem no Snapchat. Recentemente, para capturar a audiência para um vídeo recente para a Toyota Motor Corp no serviço, ele teve que colocar um alarme no iPhone por 23 horas e 59 minutos para lembrá-lo de fazer um print screen do número de telespectadores antes do post desaparecer.

Por conta disso, o número de influenciadores que publicaram as histórias da Snapchat no segundo trimestre caiu 20% em relação ao primeiro trimestre, enquanto o Instagram viu um salto de 11%, de acordo com a empresa de análise de dados Captiv8.

_____

Já entre as organizações de notícias, o Instagram vem ganhando terreno na veiculação de vídeos, de acordo com dados recentes da empresa de análise de mídias sociais NewsWhip, mesmo com o engajamento das fotos ainda sendo maior na plataforma.

A quantidade de vídeos postados nas principais contas de empresas jornalísticas em todo o mundo aumentou 53% ano a ano em maio, superando a taxa de crescimento de 46% observada para as fotos no mesmo período. A Sports Illustrated, por exemplo, publicou apenas oito vídeos na sua conta Instagram em maio de 2016, contra 325 em maio deste ano. A ESPN, por sua vez, duplicou o número de vídeos publicados no Instagram no mesmo período.

O campeão de publicações foi o Bleacher Report, com 479 vídeos publicados em maio de 2017. E o site, de propriedade do Turner Broadcasting System, parece ter descoberto uma fórmula vencedora para dirigir o engajamento na plataforma. Foram mais de 74,5 milhões de interações para esse conteúdo publicado em maio. Mais de 10 vezes o volume da segunda colocada em engajamento, a Fox News.

A razão óbvia para o aumento do número de vídeos postados nas contas do Instagram entre as empresas de mídia é o interesse crescente em captar mais receitas com anúncios de vídeo. De acordo com uma previsão da Dentsu Aegis Network , as despesas com publicidade  em vídeo digital saltarão 25,4% no próximo ano, em todo o mundo.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.