Engajamento médio das postagens em páginas do Facebook cai 20% em 2017
O engajamento médio das postagens de marcas e editores em suas página no Facebook já caiu mais de 20% desde janeiro de 2017. Os dados são de uma pesquisa recente da BuzzSumo. E, na opinião da equipe do Social Media Today, mostra porque confiar demais no Facebook como gerador de tráfego pode ser um risco estratégico.
De julho do ano passado até agora, foram analisadas mais de 880 milhões de postagens, com engajamento médio caindo de 340 de interações para 264 nos primeiros seis meses do ano, conforme mostrado no gráfico abaixo.
A maior queda no engajamento foi nas postagens de imagens e nas postagens de link. Já as postagens de vídeo passaram a ter o dobro do nível de engajamento médio dos outros formatos.
E olha que as postagens de vídeo ainda representam apenas pouco mais de 10% de todas as postagens feitas pelas páginas analisadas durante o período da pesquisa.
Os dados consideram o engajamento também nos posts pagos, impulsionados para atingir públicos específicos.
De acordo com a SuzzSumo, há uma série de explicações possíveis para esse declínio do nível de engajamento.
Uma delas poderia ser o fato de as marcas e editores estarem gastando menos com a promoção de postagens ao longo do ano, resultando em menos exposição e engajamento. No entanto, os dados mostram justamente o inverso, com marcas e editores gastando mais na promoção de conteúdo.
Outra explicação, mais provável, é que o alcance orgânico do Facebook diminuiu significativamente e os aumentos na promoção paga não permitiram às marcas e editores manter seus níveis de participação e engajamento na plataforma.
O próprio Facebook reconhece que o alcance orgânico está em declínio, e por dois grandes motivos:
1 – Mais conteúdo – O A rede social diz que agora há 1,5 mil histórias, em média, que podem aparecer na alimentação de um feed. Portanto, a concorrência está aumentando e nem tudo pode ser mostrado.
2 – Mudanças no algoritmo – O Facebook também vem fazendo mudanças no algoritmo que decide qual conteúdo exibir os usuários. O algoritmo agora olha milhares de fatores para decidir quais conteúdo exibir na tentativa de mostrar aos usuários o conteúdo mais relevante. O Facebook também fez uma série de mudanças no algoritmo de feed, por exemplo, para rebaixar conteúdo inapropriado e falso e manchetes clickbait.
Para muitos editores e marcas, o Facebook ainda é um grande gerador de tráfego para seus sites. Mas,a equipe editorial do Social Media Today alerta que diversificar as fontes de tráfego e criar sua própria lista de e-mails é mais fácil, às vezes, que manejar que a rede social atrás do resultado desejado. Por isso é cada vez mais importante considerar como maximizar oportunidades fora da rede social.
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O Brasil não fica atrás na queda de engajamento
No Brasil, oito entre os doze veículos online analisados em agosto de 2017 pela Torabit tiveram queda na taxa média diária de engajamento nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Caio Túlio Costa comenta no Observatório da Imprensa.
Considerando apenas o Facebook, só tiveram engajamento maior em agosto, na variação mensal, o Estadão, o Valor, a Época e a Isto é.
Confira a taxa de engajamento medida pela Torabit dos últimos três meses.
Agosto
Julho
Junho
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