Topo

Cristina de Luca

Anunciantes estão investindo mais em buscas pagas no celular

Cristina De Luca

17/10/2017 21h09

Os anunciantes estão gastando porcentagens cada vez maiores de seus orçamentos de busca paga com as buscas móveis. O que vem fez com que 60% dos cliques em resultados de busca pagos, entre abril e junho deste ano, tenham partido de celulares, contra 32% dos desktops e 8% dos tablets. Os dados são do relatório "Paid Search Trends", da iProspect, referente ao segundo trimestre de 2017.

A prevalência dos anúncios em dispositivos móveis, que se consolidou em 2016, continuou este ano, com um aumento de 22% na participação de cliques gerados.

O CPC móvel também aumentou – 17% em relação ao primeiro trimestre deste ano e 52% em relação ao segundo trimestre de 2016.

Ainda segundo o relatório, o formato lista de compras (Shopping Ads ou Google Product Listing Ads – PLA) registrou crescimentos expressivos em impressões (102%) e cliques (79%) na comparação com os 12 meses anteriores, considerando apenas os dispositivos móveis.

No geral, esse crescimento foi de 78% em impressões e 49% em cliques. "O que reflete tanto melhorias e expansões promovidas pelo próprio Google, como a aceitação por parte dos consumidores de um formato amigável de venda integrado a suas buscas", afirma Paola Máximo, diretora de operações da iProspect. Tendência semelhante se verifica também em outras plataformas, com formatos semelhantes no Facebook, Instagram e Amazon.

De modo geral, o CPC continuou a aumentar (13%, em relação ao primeiro trimestre, e de 36%, em relação aos doze meses anteriores), batendo seu recorde histórico, enquanto o CTR diminuiu 9% em comparação com o primeiro trimestre – ou 17%, se considerado apenas os dispositivos móveis.

Os realizadores do estudo atribuem este cenário de aumento de CPC e queda de CTR à rápida migração dos anúncios para os dispositivos móveis e às mudanças no cálculo do Google's Ad Rank, que passou a colocar mais peso nos leilões de palavras-chave (keyword bids).

"Isso aumenta a  pressão por estratégias digitais cada vez mais efetivas e eficientes. Nesse sentido, a utilização de ferramentas cada vez mais sofisticadas e todos os recursos e funcionalidades disponíveis no meio digital são caminhos para compensar os impactos da elevação de custos", comenta a diretora de operações da iProspect.

O estudo é organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 200 mil campanhas online ativas em vários Países, referentes a 1.800 contas do Google AdWords.

Olhando para frente, os anunciantes podem esperar que as tendências atuais se mantenham. Nas projeções da iProspect, o CPC continuará a aumentar, forçando os anunciantes a gastarem mais apenas para manter seu posicionamento atual. Com isso em mente, os orçamentos devem assumir aumento de despesas no resto do ano.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.