Topo

Cristina de Luca

Google adota medidas para aumentar a segurança de jornalistas e editores

Cristina De Luca

30/10/2017 22h19

Pela natureza de seus empregos – investigar, relatar e lutar constantemente pelo direito à liberdade de expressão – jornalistas estão frequentemente expostos a ameaças cibernéticas. Reconhecer esses riscos e adotar tecnologias que podem garantir sua segurança são passos fundamentais, diz o Google. Por isso, a empresa aproveitou a realização de  73º Assembleia Geral da Associação Interamericana de Imprensa, em Salt Lake City, para anunciar medidas "Proteção Avançada" que podem aumentar a segurança de jornalistas e editores na região.

Entre elas:

Defesa mais forte contra o phishing: a Proteção Avançada requer o uso de chaves de segurança para entrar na sua conta. As chaves de segurança são pequenos dispositivos USB ou sem fio e são consideradas a versão mais segura da verificação em duas etapas e a melhor proteção contra o phishing. Usam criptografia de chave pública e assinaturas digitais para provar ao  Google  que é realmente você. Um invasor que não possui sua chave de segurança é bloqueado automaticamente, mesmo que tenha sua senha.

Proteção de dados sensíveis contra compartilhamento acidental: às vezes as pessoas concedem acesso aos seus dados do  Google para de aplicativos mal-intencionados , inadvertidamente. A Proteção Avançada evita isso limitando automaticamente o acesso total ao seu Gmail e Drive para aplicativos específicos. Por enquanto, estes serão apenas aplicativos do  Google, mas esperamos expandir no futuro.

Bloqueio a acesso fraudulento: outra maneira comum de hackers tentarem acessar sua conta é representando você e fingindo que eles foram bloqueados. Para usuários de Proteção Avançada, etapas adicionais serão implementadas para evitar o uso da técnica durante o processo de recuperação da conta, incluindo revisões e solicitações adicionais para obter mais detalhes sobre por que você perdeu o acesso à sua conta.

Segundo o Google, a proteção avançada é a segurança mais forte do Google, projetada para aqueles que estão em risco elevado de ataque e estão dispostos a abrir mão de um pouco de conveniência por mais proteção de suas contas pessoais.

"Tomamos este passo incomum porque os jornalistas que precisam proteger a confidencialidade de suas fontes estão entre uma minoria negligenciada de nossos usuários com altos riscos de ataques. Outros podem ser funcionários da campanha preparando-se para uma próxima eleição, ou pessoas em relacionamentos abusivos que buscam segurança", diz o Google.

Nos últimos seis meses, de acordo com a Associação Interamericana de Imprensa, houve inúmeros atos de intimidação, ataques e assédio psicológico feitos por narcotraficantes, crime organizado e funcionários de governos contra jornalistas. Os países mais afetados foram a Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Peru, Estados Unidos e Venezuela. Os casos mais sérios ocorreram no México e Honduras, onde nove jornalistas foram assassinados.

Hoje, os jornalistas interessados em adotar a Proteção Avançada precisarão do Chrome, por conta do suporte ao padrão U2F para as chaves de segurança. Outros navegadores oferecerão o recurso, em breve.

Por enquanto, a Proteção Avançada só está disponível para Contas pessoais do Google. Para fornecer proteções comparáveis nas contas G Suite, os administradores podem consultar Security Key Enforcement e a lista de aplicativos OAuth.

Para adotar a proteção avançada vá em g.co/advancedprotection.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.