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Cristina de Luca

e-Commerce brasileiro será a estrela do Natal de 2017

Cristina De Luca

13/11/2017 20h56

Este ano, pela primeira vez, as lojas online ultrapassaram os shopping centers como o local de maior concentração das compras de Natal na pesquisa realizada em todas as capitais do Brasil pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e que aponta que 110,8 milhões de consumidores brasileiros devem presentear alguém na data.

Em cada dez compradores, quatro (40%) concentrarão as compras na internet, o que representa um crescimento de oito pontos percentuais em relação a 2016. Na sequência estão os shopping centers (37%), lojas de departamento (37%) e lojas de rua (26%).

Os endereços online preferidos são os sites das grandes redes varejistas (68%), sites de classificados de compra e venda (42%) e lojas especializadas em vestuário e acessórios (34%).

O pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos entrevistados ouvidos (52%), seja em dinheiro (34%) ou no cartão de débito (19%). Os que vão se utilizar de alguma modalidade de crédito somam 43% dos compradores, sendo que o cartão de crédito parcelado lidera, com 31% de menções, seguido do cartão de crédito em parcela única (9%) e do crediário (2%).

Investir tempo para fazer pesquisa de preço continua sendo um hábito frequente entre os compradores: 83% garantem que vão adotar a prática e a internet (76%) será a principal aliada para fazer esse tipo de comparação.

BlackFriday
Esse dado aparece também em uma pesquisa do Google divulgada nesta segunda-feira, 13/11: 9 em cada 10 pretendem pesquisar antes de comprar e 56% declaram que vão usar a Busca para encontrar as melhores ofertas contra 53% em 2016 e 48% em 2015.

Smartphones ganham ainda mais destaque na pesquisa e na compra: 38% das pessoas dizem que farão pesquisa nesse dispositivo, em 2016 esse índice era de 27%. Já para compra, 30% afirmam ter interesse. Ano passado, 20% das pessoas tinham intenção de usar esses dispositivos para compra.

Entre 27/10 e 4/11 o Google ouviu 1211 internautas de 18 a 55 anos, das principais regiões do país ( Grande SP e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador), classes A, B e C e que costumam realizar compras online (fizeram ao menos uma nos 6 meses anteriores à pesquisa).

O gasto médio mantém a tendência de queda vista nos últimos 2 anos, porém sem diferença estatística significante, deve ficar na faixa de R$1071.

Lojas online seguem sendo o local preferido para efetuar a compra. Porém para 34% dos entrevistados a loja física também será um destino de compra.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.