Topo

Cristina de Luca

iTorpedos: Facebook confirma testes com a tag 'breaking news'

Cristina De Luca

30/11/2017 09h00

O Facebook confirmou o início dos testes com a tag "breaking news" com algumas empresas de mídia nos Estados Unidos.  A ideia é tornar mais fácil para os leitores a identificação de notícias urgentes em seus feeds.

As empresas noticiosas terão a opção de deixar a tag em uma história por apenas 15 minutos ou por até seis horas. E só poderão usá-la uma vez em um período de 24 horas. Uma forma de tornar o uso mais criterioso.

De acordo com a rede social, a inclusão da tag  nas postagens não a posiciona melhor nos feeds dos usuários, embora isso possa passar a ser uma prática corrente no futuro, segundo informações de um porta-voz da empresa para o site Recode .

Por enquanto, a lista de publicações que podem usar a tag é pequena. Inclui a ABC New e algumas publicações da Vox Media, como o Vox e o The Verge.

Datally é o nome do novo app do Google para facilitar a gestão dos planos de dados dos dispositivos Android com Android 5.0 ou superior. Funciona como uma espécie de velocímetro de dados móveis, oferecendo a opção de determinar, facilmente, o consumo de dados de cada aplicativo instalado. E ainda ajuda a encontrar opções de WiFi gratuito nas proximidades. Vale brincar um pouco. Já disponível para download na Play Store.

Por falar em eficiência… Chrome e Firefox lançaram recursos que tornaram seus caches significativamente mais eficientes. Essas mudanças ajudaram a reduzir as solicitações de recursos estáticos para os servidores do Facebook em 60%, por exemplo, e melhoraram drasticamente os tempos de carregamento da página. Quer entender melhor? Clique aqui

♦ Como funcionam os algoritmos? É a pergunta que os legisladores americanos querem ver respondida por Google, Facebook e Twitter, após a investigação de como os anúncios e conteúdos russos se espalharam por esses serviços. Eles querem saber como os algoritmos filtram e distribuem informações nos bastidores para entender se e como as plataformas manipulam os dados do consumidor para que os conteúdos extremistas se espalham pelas mídias sociais.

♦ A Singularidade, debatida por cientistas e futuristas, tem desafiado todos nós a tentar prever um futuro no qual a Inteligência Artificial será dominante. Precisamos regular a IA agora antes, de se tornar um perigo para a humanidade? O CMRubinWorld convidou os Millennials em todo o mundo a responder. Confira aqui!

♦ R$3,2 bilhões, foi quanto o e-commerce barsileiro faturou aa véspera da Black Friday à Cyber Monday, segundo dados da consultoria Ebit. Alta de 8,7% ante o mesmo período de 2016, quando o montante foi de R$2,9 bilhões. O número de pedidos aumentou 16,1%, de 5,2 milhões para 6,1 milhões, enquanto o tíquete médio retraiu 6,4%, de R$555 para R$ 520.

Considerando os resultados apenas da segunda-feira, houve uma alta de faturamento de 6%, de R$291 milhões para R$308,5 milhões, com alta de 22% no número de pedidos, de 591 mil paea 721 mil e queda ainda maior no tíquete médio, de 13,2%, de R$492 para R$428. "A Cyber Monday está ganhando força como data tradicional de descontos. O recuo no tíquete médio mostrou que os varejistas ampliaram suas ofertas e aumentaram os descontos do produto", afirma Pedro Guasti, CEO da Ebit.

♦ Instagram é a mídia da vez, segundo dados da Digital Information World. O número de anunciantes na plataforma dobrou para 2 milhões desde março. Na opinião de muitos profissionais de marketing, ele copia os melhores recursos da Snapchat, evita o campo minado divisório do Twitter e tem o apoio do império empresarial do Facebook. O gráfico abaixo faz uma radiografia do serviço.

 

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.