Topo

Cristina de Luca

iTorpedos: Dez artigos sobre neutralidade que você não pode deixar de ler

Cristina De Luca

14/12/2017 12h15

Aja agora para salvar a Internet… É hoje! A Comissão Federal de Comunicações (FCC) americana votará uma proposta que põe por terra a neutralidade da rede nos EUA. Isso será um desastre para a internet, na opinião de seus pioneiros. Mais ainda, prejudicará a inovação online, em pleno processo de transformação digital de dezenas de segmentos econômicos.

Neutralidade da rede – o princípio de que os provedores de serviços de internet (ISPs) devem tratar todo o tráfego de forma igual – sustenta a Internet como a conhecemos hoje, e permitiu que milhões de empreendedores construíssem negócios e empregos. Muitas startups estão receosas que a mudança nas regras inviabilize seus negócios.

♦  2017 já foi ruim para as startups –  O mercado de investimentos seed e early stage arrefeceu substancialmente, por vários motivos. E o fim da neutralidade pode tornar tudo mais difícil.

Os defensores da neutralidade de rede argumentam que as atuais regras da FF são mais importantes do que nunca, agora que os ISPs americanos (as grandes operadoras, como a Verizon e a Comcast) estão se aprofundando na exploração do próprio conteúdo . A mudança que poderia tentá-los a oferecer aos seus próprios serviços uma vantagem injusta em relação aos rivais. Fato. Os ISPs estarão livres para cobrar um "pedágio" de serviços como a Netflix e Snapchat pelo privilégio de serem entregues aos clientes na maior velocidade que essas empresas puderem pagar.

De acordo com as regras que a atual administração da FCC quer derrubar, os provedores de serviços de Internet são tratados como "operadoras comuns" – instituições com a responsabilidade de transportar todos os "canais" de informações sem discriminação do tráfego.

Adiar, já! Um grupo de 28 senadores e o procurador-geral de Nova York estão entre aqueles que pediram à FCC para adiar a votação, principalmente  para que uma fraude sobre comentários pro neutralidade recebidos pelo órgão possa ser investigada.  Será que terão força?

No Brasil… há ameaças fortes ao Marco Civil, que consagrou o princípio de neutralidade de rede por aqui. E as teles já divulgam a posição da atual administração da FCC como exemplo — enquanto a Índia, por exemplo, acaba de oficializar uma forte posição pró neutralidade. O SindiTelebrasil afirma que a iniciativa da FCC reforça "a necessidade de uma lei aderente à realidade da internet de hoje e de amanhã". Reportagens da Folha de São Paulo e do Valor Econômico mostram que as operadoras brasileiras aguardam apenas uma decisão da FCC para pressionar o governo de Michel Temer a modificar um decreto que regulamenta do Marco Civil da Internet.

Vídeo nas plataforma móveis – O Facebook publicou um novo estudo que examina a eficácia das abordagens de vídeo tradicionais – ou seja, anúncios de TV – quando se procura alcançar consumidores móveis modernos. Descobrimos que os anúncios criados para dispositivos móveis primeiro se destacam no Facebook e Instagram, e melhoram em uma variedade de métricas diferentes".

12 tendências de Marketing Digital a serem observadas em 2018. Todas, provavelmente, terão impacto na sua empresa, de alguma maneira.

Hedge Funds e a Inteligência Artificial – Dois fundos de hedge de alto desempenho utilizaram o aprendizado de máquina para superar seus lucros, de acordo com o  Wall Street Journal. Uma empresa disse que a IA representa mais da metade de seus ganhos até agora. E a The Economist  acabou de pesquisar duas firmas grandes no uso de IA para investimentos, incluindo um hedge fund chamado Numerai, que criptografa todos os seus dados para assegurar que nenhum viés possa comprometer suas análises.

A fraude publicitária chegou para valer aos dispositivos móveis e tornou-se um grande negócio, de acordo com uma nova pesquisa da Forrester. Ainda de acordo com dados da Forrester, a taxa de crescimento ano-a-ano para a publicidade online global atingiu 29,6% no terceiro trimestre, superior às taxas de crescimento dos últimos seis trimestres.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.