Topo

Cristina de Luca

iTorpedos: Da série números mágicos...

Cristina De Luca

09/01/2018 22h43

… para startups e investidores!

US $ 84 bilhões foram investidos por capitalistas de risco em 2017, nos Estados Unidos, em 8076 negócios, segundo relatório divulgado pela PitchBook e pela National Venture Capital Association (NVCA). É o maior volume desde a Era das Dot-Com. Embora o montante do capital tenha aumentado na variação anual (de 2016 para 2017), o número de negócios fechados diminuiu. Só as Unicórnios (empresas avaliadas em US $ 1 bilhão ou mais) levantaram US $ 19,2 bilhões em capital de risco. Mais do que em qualquer outro ano.

♦ US $ 50 mil é quanto a aceleradora MState planeja investir em até seis startups de soluções de Blockchain, com apoio da IBM e da Comcast Ventures.

9043 foi a quantidade de patentes registradas pela IBM em 2017. Número suficiente para fazer a Big Blue permanecer no topo da lista de empresas mais inovadoras nos EUA, posição que ocupa nos últimos 25 anos. Foram 3,3 mil patentes a mais do que a Samsung Electronics, segunda colocada, de acordo com a IFI Claims.  Completando a lista das 10 mais estão Canon, Intel, LG Electronics, Qualcomm, Google, Microsoft, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) e Samsung Display. Amazon, Apple, Sony, Toshiba e Huawei aparecem entre as 20 mais e o Facebook, pela primeira vez, figura entre as 50 mais. Tecnologias ligadas à impressão 3D, Inteligência Artificial e Veículos Autônomos estão entre as que lideraram os pedidos de patente.

US$ 3 bilhões foram investidos em startups de Realidade Virtual e Realidade Aumentada no ano passado. Mais um recorde, alavancado desta vez pelo volume recursos captados pela Magic Leap, Improbable, Unity e Niantic. Juntas, elas responderam por praticamente metade do valor investido, de acordo com a Digi-Capital.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.