Topo

Cristina de Luca

Restauração da neutralidade de rede já tem 40 votos no Senado americano

Cristina De Luca

10/01/2018 16h15

Já subiu para 40 o número de senadores norte-americanos apoiando o Congressional Review Act (CRA) proposto pelo senador Edward Markey, de Massachusetts, para restauração da neutralidade de rede no país.

Os senadores que assinaram para co-patrocinar a CRA incluem o próprio Markey, Chuck Schumer (DN.Y.), Patrick Leahy (D-Vt.), Bernie Sanders (I-Vt.), Ron Wyden (D-Ore.), Maria Cantwell ( D-Wash.), Brian Schatz (D-Havaí), Richard Blumenthal (D-Conn.), Sheldon Whitehouse (DR.I.), Jeff Merkley (D-Ore.), Kirsten Gillibrand (DN.Y.) Tammy Baldwin (D-Wis.), Martin Heinrich (DN.M.), Maggie Hassan (DN.H.), Amy Klobuchar (D-Minn.), Gary Peters (D-Mich.), Debbie Stabenow (D -Mich.), Sherrod Brown (D-Ohio), Jack Reed (DR.I.), Tim Kaine (D-Va.), Elizabeth Warren (D-Mass.), Dick Durbin (D-Ill.), Michael Bennet (D-Colo.), Jeanne Shaheen (DN.H.), Chris Van Hollen (D-Md.), Ben Cardin (D-Md.), Mazie Hirono (D-Havaí), Tammy Duckworth (D-Ill ), Kamala Harris (D-Calif.), Claire McCaskill (D-Mo.), Tom Udall (DN.M.), Cory Booker (DN.J.), Bob Casey (D-Pa.),Catherine Cortez Masto (D-Nev.), Bob Menendez (DN.J.), Patty Murray (D-Wash.), Tina Smith (D-Minn.), Jon Tester (D-Mont.), Angus King (I -Maine) e Bill Nelson (D-Fla.).

Se todos os senadores democratas votarem a favor da CRA, basta que um senador republicado também o faça para que a iniciativa seja aprovada no Senado americano.  Ontem pela manhã, a senadora  republicana de Maine, Susan Collins, anunciou que apoiaria a CRA.  Se isso de fato acontecer, a  contestação da resolução da FCC terá que ser votada e aprovada também na Câmara e depois assinada pelo presidente Trump para entrar em vigor.

"O Congresso tem o poder através do Congressional Review Act para derrubar as resoluções da FCC", disse Markey em uma coletiva de imprensa nessa terça-feira, 09 de janeiro. "Vamos tratar agora de construir o apoio popular para o CRA. Os regulamentos  aprovados pela administração Trump eliminam um direito fundamental que assegura que a internet seja diversificada, dinâmica e aberta a todos. Podemos forçar um voto para restaurar a neutralidade da rede e nivelar o campo de jogo. Haverá um preço político a pagar pelos que estão no lado errado da história. O momento é favorável", completou.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.