Topo

Cristina de Luca

Brasil já figura entre os TOP 10 países quanto à adoção do IPv6

Cristina De Luca

06/02/2018 15h41

O Google vem constantemente registrando a expansão do uso do protocolo IPv6 no mundo, destacando as regiões onde o novo protocolo da Internet é mais amplamente implantado.  Os últimos resultados, publicados no dia 4 deste mês, mostram o Brasil entre os dez países onde a adoção do protocolo vem crescendo mais rapidamente, considerando 262 nações. E onde são apresentados poucos problemas de conexão com os sites da empresa.

O Brasil tem 23,64% de tráfego de dados em IPv6 neste início de 2018. Em julho do ano passado eram só 20,17%.  Mas deixamos de ser líder em porcentagem de rede operante em IPv6 na América Latina. Fomos ultrapassados pelo Uruguai, que ocupa agora a quinta posição, com 28.37% do tráfego em 1Pv6.

Em janeiro, quase chegamos a atingir 24% do tráfego no novo protocolo.

Por que isso importa?
Porque a Internet está ficando sem endereços IPv4, a versão atual do Internet Protocol, o sistema de identificação que a Internet usa para enviar informações entre dispositivos. Este sistema atribui uma série de quatro números (cada uma variando de 0 a 255) para cada dispositivo. O IPv4 só permite cerca de 4 bilhões de endereços e a Internet precisa de mais espaço do que isso. A transição para o IPv6 permite que a Internet continue a crescer e permite que novos e inovadores serviços sejam desenvolvidos porque mais dispositivos podem se conectar à internet.

Através dessa análise, o Google pretende estimular os provedores de Internet, proprietários de websites e criadores de políticas a adotar o IPv6, que amplia o número de endereços disponíveis para um endereço praticamente ilimitado, de 340 trilhões de trilhões de trilhões de endereços.

A transição completa de IPv4 para IPv6 levará tempo, pois cada site e o provedor de serviços de Internet devem fazer a mudança. Enquanto isso, ambos os sistemas funcionarão juntos até que o IPv4 não seja mais necessário.

Você pode até já estar usando o IPv6 hoje, sem saber. Muitos dispositivos que você usa já suportam o novo protocolo. No entanto, os sites que você visita e seu provedor de serviços de Internet devem primeiro habilitar o IPv6 antes de poder usá-lo. Para descobrir se sua rede já está operando no novo protocolo visite ipv6test.google.com.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.