Google lança o seu Stories para buscas em dispositivos móveis
O Google lançou o Projeto AMP ( Accelerated Mobile Pages ) em 2015, na tentativa de acelerar a web móvel. Podemos dizer que o AMP é um padrão desenvolvido pela Google para acelerar o carregamento de páginas, que abrem quase que instantaneamente em smartphones e tablets mesmo quando estamos usando a 3G/4G.
Depois de alguns problemas iniciais, esse formato se tornou um sucesso, quando implementado nas Buscas do Google e no Google Feed. Segundo o Google, existem hoje mais de 31 milhões de domínios, e mais de 5 bilhões de páginas AMP em publicações, sites de comércio eletrônico e de serviços de viagens.
No ano passado, algumas publicações chegaram a mencionar que o Google estaria trabalhando no projeto Stamp, que combinaria páginas AMP com um elemento de narração interativo. Esse projeto já se concretizou hoje, com o anúncio do AMP Stories, durante a AMP Conf, que acontece em Amsterdã, na Holanda.
A ideia do Google é criar um formato visual de conteúdo a partir das buscas em dispositivos móveis. Não por acaso, o Google está chamando esse formato de Stories (como os Stories do Instagram e o formato do qual foi copiado no Snapchat).
A gigante das buscas quer dar aos editores a possibilidade de criar conteúdos mais atraentes e imersivos. E assim investir em novas formas de contar histórias e atrair os leitores na web aberta.
As histórias da AMP são construídas com a mesma tecnologia usada nas páginas AMP, o que significa que elas serão carregadas rapidamente, ao mesmo tempo em que proporcionam aos usuários uma experiência mais fluida e rápida, sem aquela sensação de tocar na história e esperar ela carregar infinitamente.
Além disso, segundo o Google , conteúdos AMP Stories são parte da web aberta e podem ser compartilhados e incorporados em sites e aplicativos sem serem confinados a um único ecossistema.
Entre os primeiros parceiros a criar conteúdo no novo formato estão nomes como CNN, Mashable, Vox Media, Cosmopolitan, Wired e Washington Post.
"Como fonte para notícias e informações recentes, este formato nos permite mostrar nosso jornalismo de qualidade quando há vários elementos que queremos reunir. Combinando textos, fotografia, vídeos e gráficos em movimento, isso dá aos leitores um ponto de entrada mais visual quando eles estão buscando nossa cobertura", comenta Greg Manifold, Diretor de Design do Washington Post.
Ainda em fase de testes, esses veículos poderão produzir e publicar conteúdo de natureza efêmera, que será exibido nos resultados de busca e reproduzido em tela cheia em dispositivos móveis — do jeitinho que estamos acostumados a ver no Snapchat.
Como parte do Projeto AMP, o formato AMP Stories é gratuito e aberto para qualquer um usar. Para criar conteúdo ainda é preciso escrever todo o código. No futuro, provavelmente, o Google automatizará esse processo, para facilitar o processo criativo e a publicação. Ou contará com parceiros para isso, já que o AMP Stories é open source.
Se você quiser testar o AMP Stories, basta acessar g.co/ampstories a partir do seu dispositivo móvel e procurar pelos parceiros citados acima.
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