Bloqueador de anúncios do Chrome entra em operação
Prepare-se. A partir de amanhã, 15 de fevereiro, o bloqueador de anúncios nativos do Chrome entrará em operação, através de uma atualização do browser nos EUA, Canadá e Europa, para eliminar anúncios irritantes e intrusivos das páginas Web. O objetivo é remover automaticamente todos os anúncios que não estiverem de acordo com os padrões determinados pela Coalition for Better Ads (CBA).
Os sites que violam os novos padrões terão 30 dias para remover os anúncios ofensivos de suas página s. A partir de março, o Google bloqueará automaticamente esses anúncios.
De acordo com uma pesquisa recente da Axios, apenas 1% dos editores serão afetados. De qualquer modo, já há algum tempo o Google lançou o Relatório de Experiências de Anúncios, para identificar as experiências que violam os Better Ads Standards. Caso violações sejam detectadas, é possível solicitar uma revisão do seu site após a correção dos problemas.
Desde junho passado, a Google vem analisando sites para auditar os anúncios e garantir que eles são compatíveis com os padrões definidos pela coalização, em conjunto com o IAB. Após a análise de 100 mil sites, apenas 0,5% estavam no nível de "aviso" de serem potencialmente bloqueados, enquanto 0,9% estavam no "nível de falha", passíveis de bloqueio automático.
O Chrome também bloqueará pop-ups e anúncios de página inteira que aparecem com um temporizador de 10 segundos e um salto após a contagem decrescente. E aqueles anúncios "pegajosos", que aparecem na parte inferior da tela do visitante do site e permanecem no lugar, à medida que um usuário rola a página para cima e para baixo na tela.
Confira abaixo a lista de todos os formatos a serem bloqueados.
– Anúncios pop-up (desktop)
– Anúncios com contador (desktop)
– Vídeos com autoplay e som (desktop)
– Anúncios que "grudam" no scroll (desktop)-
– Pop-ups (mobile)
– Anúncios que cobrem a largura inteira (mobile)
– Vídeos com autoplay e som (mobile)
– Anúncios que "grudam" no scroll (mobile)
– Anúncios com contador (mobile)
– Banners com densidade maior que 30% (mobile)
– Banners com animações e luzes (mobile)
O Coalition for Better Ads deve vai impactar todo o ecossistema de publicidade digital. Em julho de 2017 o IAB Brasil fez um webinar para alertar os publishers brasileiros a respeito. O conteúdo, gravado, está disponível no site do IAB.
Como representante da CBA, o IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau, entidade que atua para estimular a evolução da publicidade digital no País, está liderando o movimento, por meio do Comitê Veículos, no mercado brasileiro. Um grupo de trabalho foi formato, incluindo grandes publishers e anunciantes. Ainda não há previsão de quando a funcionalidade estará no Brasil, mas os grande sites locais já estão se preparando para a mudança, até porque muitos anunciantes globais devem passar a adotar formatos aderentes do padrão CBA,
O objetivo final da CBA é evitar a instalação de bloqueadores de anúncios pelos usuários.
Pesquisa global da Ipsos Public Affairs, feita em 23 países com 18,2 mil pessoas, de 16 a 64 anos, nos meses de setembro e outubro de 2017, mostra que 75% dos entrevistados dizem que anúncios digitais são irrelevantes. No Brasil, o percentual é de 65%. Ainda segundo o levantamento, oito entre dez pessoas consultadas disseram acreditar que a publicidade deixa a navegação mais lenta. Uma das principais respostas do público aos formatos intrusivos tem sido os bloqueadores de anúncios que são utilizados por 57% das pessoas ouvidas na pesquisa.
De acordo com informações publicadas pelo Meio &Mensagem, o Chrome representa no Brasil, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), 74% do tráfego de PCs e um índice de adblock de 17,5%. O Firefox, que gera 19% do tráfego, tem 21,6% de uso de bloqueadores.
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