#Conexão23: O dia em que Kylie Jenner fez o Snapchat perder US$ 1,5 bilhão
A soma das perdas de valor de mercado da Snap nos últimos dias chega a US$ 3 bilhões. Metade disso por causa de um único tweet de uma influencer norte-americana membro do clã Kardashian-Jenner.
"Mais alguém parou de abrir o Snapchat? Ou sou só eu… isso é muito triste".
Bastou esse comentário, publicado na noite da quarta-feira (21/02) pela modelo, empreendedora e influencer norte-americana Kylie Jenner, para fazer o valor das ações da Snap, dona do Snapchat, cair mais de 7%, cortando US$ 1,7 bilhão do valor de mercado da companhia.
Kylie Jenner tem 24,5 milhões de seguidores no Twitter. É modelo, empreendedora espertíssima, influencer poderosa … e está aborrecida com a nova interface do Snapchat, que mudou em novembro passado. Seu aborrecimento coroou o ápice da semana infernal da Snap, acelerando o pânico dos investidores de Wall Street, que farejam problemas de relacionamento do aplicativo com seus fiéis usuários.
A moça provou que não dá para subestimar o poder os influencers. E pouco adiantou, uma hora depois, publicar um outro tweet dizendo "eu ainda te amo Snap, meu primeiro amor". O estrago já estava feito e as ações foram ladeira abaixo.
Nos últimos 3 dias, a companhia perdeu mais de US$ 3 bilhões em valor de mercado (16% de queda no valor das ações). Metade disso por conta do tweet de Kylie. A outra metade por causa da reação dos investidores à petição assinada por 1,2 milhão de usuários, no site Change.org, exigindo que a companhia traga de volta o antigo layout do aplicativo.
É a pior semana da Snap na bolsa desde de novembro de 2017. E, segundo os analistas, o importante é a companhia evitar que o valor da ação caia abaixo de US$17. Hoje, a cotação fechou em US$,17,50.
Na terça-feira a Snap respondeu à petição em carta aberta, mas não arredou o pé: disse que ouviu todos, que quer o melhor para a comunidade, mas que as mudanças vão continuar. Pediu paciência para os usuários garantindo que vão se sentir mais felizes assim que se acostumarem. Basicamente repetiu o discurso do seu CEO, Evan Spiegel, que na semana passada participou da conferência Goldman Sachs Internet & Technology.
Spiegel defendeu o redesenho do app: "Vai levar tempo para as pessoas se ajustarem. Eu, depois de alguns meses de uso, me sinto mais grudado ao serviço".
A empresa fez as mudanças em busca de facilitar a entrada de novos usuários e anunciantes. Mas será que foi um tiro no pé?
Analistas financeiros estão acompanhando o mau humor dos usuários com receio de uma debandada. Se não se importou com 1,2 milhão de descontentes, será que agora, com o tweet de US$ 1,5 bilhão de Kylie Jenner, a Snap muda de ideia?
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