Desconfiados, consumidores temem compartilhar dados e localização com apps
Mark Zuckerberg, Facebook e o escândalo Cambridge Analytica abriram a Caixa de Pandora. A história em torno do uso indevido de dados de consumidores para fins obscuros e a falta de explicações convincentes sobre o zelo com os dados dos usuários do Facebook quando compartilhados com apps de terceiros, jogam água na fervura em um mundo que caminha para ser cada vez mais data driven. A desconfiança agora passa dos órgãos reguladores para o consumidor.
E uma pesquisa recente da Here Technologies, com 8 mil pessoas de oito países incluindo o Brasil, mostra que a crise Cambridge Analytica pode virar a "gota d'água" dessa história. Segundo a pesquisa, 76% das pessoas se sentem estressadas ou vulneráveis ao compartilhar sua localização com um app, e só 21% delas compartilham seus dados frequentemente. O brasileiro é um pouco mais generoso: 27% disseram compartilhar dados frequentemente.
A pesquisa da Here Technologies tinha como objetivo entender o comportamento dos consumidores com relação a tecnologias de localização, elementos fundamentais em várias aplicações atuais e futuras, de apps de transporte a drones e carros autônomos. Além de ouvir 8 mil consumidores, a Here juntou um time peso-pesado de experts para analisar os resultados.
A desconfiança com o uso do dados compartilhados foi um dos elementos mais evidentes no resultado do estudo, e a conclusão é a de que falta transparência da parte das empresas sobre como a informação do consumidor será usada. Se vamos seguir adiante com um cenário de automação, inteligência artificial e comunicação máquina-máquina, repensar a regulação e a clareza da informação sobre compartilhamento de dados é inevitável, ou corre-se o risco de ter metade humana desse par se recusando a bailar e estragando a valsa
Entre as principais descobertas do estudo está o fato de que apenas 16% dos consumidores (29% no Brasil) confiam em leis e regulamentações para evitar o mau uso dos seus dados. E só 19% dos entrevistados (32% no Brasil) declararam que acreditam que seus dados serão usados de forma correta por quem os coletou.
Embora 65% das pessoas tenham dito que compartilharam seus dados pelo menos uma vez com algum app ou provedor de serviços, apenas 25% disseram saber o que acontece com seus dados depois de coletados.
A maioria dos consumidores, apesar de se preocupar com o destino e uso dos seus dados, não se envolve de forma ativa com a configuração de dados de localização de seus dispositivos móveis. Só 22% declararam que fazem isso de forma consciente. E 44% descobriram que compartilhavam seus dados com mais apps que imaginavam.
Com a transparência vem a confiança: 70% dos entrevistados disseram que iriam conceder acesso a um coletor de dados se soubessem por que seus dados eram necessários, para o que eram usados e como eles eram protegidos, armazenados ou sistematicamente excluídos. E o mesmo percentual afirmou que também permitiria o acesso se pudesse mudar suas configurações com mais facilidade, retirar o acesso e excluir seu histórico.
A pesquisa entrevistou pessoas da Austrália, Brasil, França, Alemanha, Japão, Holanda, Reino Unido e EUA. Quando olhamos os dados por país, descobrimos que os brasileiros são os mais entusiasmados com o compartilhamento de dados com tecnologias digitais e mais otimistas com relação ao seu uso.
Enquanto que a média global mostra que apenas 19% dos entrevistados consideram vital o compartilhamento de dados pessoais e de localização para a evolução do mundo digital e conectado, 39% dos entrevistados do Brasil enfaticamente concordaram com a afirmação. No caso do uso correto de dados pelos aplicativos, 32% do brasileiros confiam na tecnologia para isso, enquanto que globalmente apenas 19% acham a mesma coisa.
Abaixo você vê os dados completos sobre o Brasil. Para baixar o relatório completo da pesquisa da Here acesse esse link.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.