Topo

Cristina de Luca

Sai a Cambridge Analytica, entra a Emerdata!

Cristina De Luca

03/05/2018 08h32

Na tarde desta quarta-feira, 2 de maio, após o anúncio de que a Cambridge Analytica fechou as portas, muitos veículos de imprensa, em todo o mundo, se apressaram em informar que os diretores da empresa, que chocou o mundo ao fazer uso indevido de dados coletados no Facebook para manipulação eleitoral, trabalham desde meados do ano passado na criação de uma nova companhia, a Emerdata.

Com sede em Londres, a nova empresa está registrada na UK Companies House sob o número 10911848, com licença para exercer as atividades de processamento de dados, hosting e atividades relacionadas. E os documentos apresentados  mostram que os dois principais executivos da Cambridge Analytica são seus diretores , juntamente com um dos parceiros de negócios mais próximos da falecida empresa: o empresário norte-americano e proeminente defensor do Trump, Erik Prince.

Pano de fundo
Revelações sobre o uso indevido de dados pela Cambridge Analytica, publicadas em março desta ano pelo "The New York Times" e pelo "The Observer of London", mergulharam o Facebook em uma crise de credibilidade e levaram os órgãos reguladores e legisladores a abrir investigações sobre a rede social e a Cambridge Analytica. Em um comunicado postado em seu site ontem, 2 de maio, a Cambridge Analytica disse que a controvérsia afastou praticamente todos os clientes da empresa, forçando-a a pedir concordata nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. A divisão de eleições da afiliada britânica de Cambridge, SCL Group, também será fechada, disse a empresa.

O que a empresa não informou é que, na mesma sede da divisão de eleições da SCL Group, está nascendo agora a Emerdata, em uma jogada que fez lembrar aos jornalistas do The New York Times a operação Blackwater, que envolveu a mudança de nome de uma empresa de segurança privada (agora conhecida por Xe Services) depois que empreiteiros da Blackwater foram condenados por matar 14 civis iraquianos em 2007.

O "Business Insider" ressalta que a comparação com a o caso Blackwater faz ainda mais sentido quando se considera que Johnson Chun Shun Ko, vice-presidente do Frontier Services Group, do qual Prince é um dos sócios, aparece listado como um dos diretores da Emerdata. Um perfil da Forbes relaciona Johnson Ko como uma das 50 pessoas mais ricas de Hong Kong, e observa que ele é "diretor executivo da Reorient Group, ligado a alguns dos maiores investidores do Alibaba.

Através da Emerdata Limited, há uma conexão comercial direta entre dois altos executivos da Cambridge Analytica, Julian Wheatland e Alexander Nix, e o sócio de Ko Chun Shun na Frontier, Erik Prince, head da Blackwater Worldwide. 

Em 28 de março, a Emerdata comunicou que o ex-CEO da Cambridge Analytica, Alexander James Ashburner Nix, passava a integrar sua diretoria executiva.  Julian Wheatland, também diretor da Emerdata, foi da diretoria da SCL. Na diretoria da nova empresa estão ainda Jennifer e Rebekah Mercer, filhas do ultra-rico empresário Robert Mercer, que criou e financiou a Cambridge Analytica, e deu dezenas de milhões de dólares para os esforços políticos de direita, incluindo a campanha de Trump. Ah! Jennifer e Rebekah também tiveram uma participação em Cambridge Analytica.


Na opinião de muitos analistas, tudo leva a crer, portanto, que a paralisação das atividade da Cambridge Analytica pode ser menos uma catástrofe comercial e mais um exercício de marketing. A empresa estaria passando a operar com novo nome, assim como fez a Blackwater.

Não por acaso, as atividades da Emerdata, registrada deste agosto de 2017, estão mais ativas desde que o escândalo envolvendo a Cambridge Analytic eclodiu.

Em post no Medium, Wendy Siegelman, COO da icouldbe.org, ressalta que muitas questões são levantadas por esta parceria. Qual é o objetivo comercial da Emerdata Limited? E qual é a relação comercial entre os diretores da Emerdata, Julian Wheatland, e Alexander Nix, que também lideraram a Cambridge Analytica, e o parceiro de negócios de Erik Prince, Ko Chun Shun?

Wendy chegou até a desenhar um diagrama para deixar as conexões mais claras. Como ele ainda está em construção, ela pede que não sejam feitas cópias da imagem, apenas dado o link. Então, aqui está: https://medium.com/@wsiegelman/chart-emerdata-limited-the-new-cambridge-analytica-scl-group-63283f47670d

PS: o nome da nova empresa já virou motivo de piada no Brasil!

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.