Topo

Cristina de Luca

Brasil teve a Copa da Selfie. Rússia, a do streaming. E o Qatar terá...

Cristina De Luca

26/07/2018 15h46

… a Copa das Realidades Virtual e Aumentada, segundo as projeções da Ericsson.

De acordo com medições feitas pela empresa, o torneio deste ano registrou um aumento de 30% no tráfego das redes sociais comparado aos jogos de 2014. O investimento da operadora russa responsável pelos serviços de comunicação em sete das 11 cidades que sediaram o mundial, a MTS, na tecnologia Massive MIMO, garantiu um aumento de até 5 vezes na taxa de transferência de dados, permitindo que os torcedores transmitissem vídeos de alta resolução durante as partidas utilizando seus smartphones. O streaming de vídeos aumentou o tráfego de rede em 2,5 vezes, comparado à média de tráfego diária na rede da MTS.

Moscou, São Petersburgo, Kazan, Rostov-on-Don, Niznny Novgorod, Yekaterinburg e Samara receberam reforço nas redes de telefonia móvel em torno dos estádios, nas estações ferroviárias, nos aeroportos, nas fan zones e nas áreas de recreação. Além disso, a MTS construiu uma infraestrutura de telecomunicações em Luzhniki, em Moscou, e na Rostov Arena, em Rostov-on-Don, e deu acesso a outras operadoras de telecomunicações. O Massive MIMO com o Ericsson Radio System AIR 6468 foi implementado na banda LTE-TDD 2600 MHz (B38) em mais de 40 locais.

Durante alguns jogos o uplink excedeu o downlink, mostrando claramente que os torcedores preferiram fazer upload de fotos e vídeos em redes sociais, e compartilhar conteúdos de áudio e vídeo em mensageiros. Esse comportamento só mudou durante a rodada final da fase de grupos, quando as duas partidas aconteceram no mesmo horário. Muita gente acabou acompanhando os jogos via streaming, pelos apps das emissoras credenciadas ou navegando na Internet.

Dados da Akamai
Já na fase de grupos da Copa da Rússia, os torcedores assistiram mais streaming do que durante todo o torneio no Brasil, segundo dados da Akamai. O número de transmissões simultâneas alcançou um máximo de 9,7 milhões, enquanto o México jogava com a Suécia e a Coreia do Sul com a Alemanha, em 27 de junho. Isso se compara com um pico de 5 milhões de visualizações para todo o torneio no Brasil, que também ocorreu quando dois jogos foram disputados ao mesmo tempo (EUA-Alemanha e Portugal-Gana).

A largura de banda máxima para transmissão no primeiro turno da Rússia foi de 23,8Tbps, comparada aos 6,99Tbps alcançados no Brasil. De fato, 75% de todos os jogos disputados na primeira rodada na Rússia excederam a largura de banda de todo o torneio no Brasil.

Qatar
Marcos Scheffer, vice-presidente de redes da Ericsson, projeta que a Copa do Qatar, em 2022, será uma Copa imersiva, com a popularização de serviços de Realidade Aumentada e de Realidade Virtual.

A expectativa é de que a Copa do Qatar seja também a primeira com redes 5G em operação comercial. "O 5G proporcionará às operadoras oportunidades para criar novos serviços, permitindo que os assinantes não apenas assistam aos jogos, mas também os visualizem através dos olhos dos participantes", disse Arun Bansal, presidente da Ericsson na Europa e América Latina.

Até 2020, os jogos trarão aos fãs emoções ainda mais vivas devido ao desenvolvimento do 5G, que proporcionará taxas de velocidade de dados ultra-altas e baixa latência, além de uma variedade de wearables, realidade virtual e feedback tátil.

A Ericsson acredita que, até 2020, as redes 5G e a evolução dos wearables trarão serviços personalizados. Os fãs poderão fazer um raio-X dos seus atletas favoritos tempo real através de wearables, obtendo dados como: condições físicas, estatísticas de seus sucessos e fracassos de jogo para jogo, e até assistir a uma partida com os olhos dos jogadores."

O Ericsson AIR 6468 é o primeiro rádio da indústria com New Radio (NR) projetado para compatibilidade com o padrão 5G ao mesmo tempo em que oferece suporte a LTE. Ele possui 64 antenas de transmissão e 64 de recebimento, permitindo que suporte plug-ins de 5G para MIMO massivo e MIMO multiusuário.

Na Rússia, a Ericsson apresentou estes dados à imprensa, que teve a oportunidade de testar a rede 5G com o jogo Assetto Corsa: os fãs de e-sports organizaram um torneio em duas estações de jogos conectadas através do Ericsson 5G Testbed na banda de 28 GHz. A latência mínima entre os dispositivos finais foi de 4 milissegundos, o que é pelo menos cinco vezes menor do que nas redes LTE.

A MTS e a Ericsson realizaram testes de tecnologias 5G como parte de sua parceria estratégica, e no âmbito do acordo assinado em dezembro de 2015 sobre a cooperação no desenvolvimento e implementação do 5G na Rússia.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.