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Cristina de Luca

Google facilita a exclusão do histórico de pesquisa

Cristina De Luca

25/10/2018 10h20

Criticado por seus controles de privacidade de dados, o Google vem implementando mudanças para que o próprio usuário possa escolher o nível de privacidade mais adequado ao seu perfil. O objetivo é dar acesso a controles de privacidade importantes e interativos, diretamente nos produtos Google que usamos todos os dias.

A mais recente delas facilitará a exclusão de todos os dados que a empresa coleta e gera a partir do uso de seus produtos para direcionar anúncios e servir conteúdo aos consumidores. Inclusive os dados de buscas e localização.

Anteriormente, aqueles que desejavam excluir informações sobre si mesmos precisavam fazer login em suas Contas do Google.  Agora, será possível revisar e apagar as atividades mais recentes da Busca, ter acesso rápido aos principais controles de privacidade da sua conta Google e saber mais sobre o que a Busca faz com seus dados – tudo isso sem sair da página de Busca.

Tudo através de um botão "Controle seus dados de buscas no Google", no  pé da página. Ao clicar nele o usuário será direcionado para uma página onde  verá opções para exclusão do o registro de todas as pesquisas que fez.

Toda vez que usa um produto do Google, você gera dados relacionados à sua atividade. No caso da busca, esses dados incluem as palavras que você pesquisa, os links nos quais você clica e navega e outras informações – como o local a partir do qual você fez a pesquisa.

O nosso histórico de pesquisa – bem como o histórico de navegação – pode ser extremamente revelador sobre nós. Embora seja possível limpar rapidamente o registro de pesquisas que o navegador que usamos armazena, não era tão fácil excluir os registros armazenados pelo Google. A expectativa é a de que o recurso anunciado hoje mude esse cenário.

A nova página também fornece acesso a controles de privacidade em suas Contas do Google relacionadas à personalização de anúncios com base nos dados. Por exemplo, para controlar os anúncios que você vê quando pesquisa, o Google agora oferece aos usuários o acesso às configurações de anúncios.

Os usuários também podem acessar seus Controles de atividade para decidir quais informações o Google salva em suas contas para tornar a Pesquisa e outros serviços do Google mais rápidos, inteligentes e úteis, segundo a empresa.

Essas melhorias estão sendo lançadas para desktop e aparelhos móveis. Nas próximas semanas, os novos recursos estarão disponíveis também no aplicativo do Google para iOS e Android.

Segundo o Google, embora ainda limitadas às buscas, elas serão expandidas para o Google Maps e outros produtos no próximo ano.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.