Topo

Cristina de Luca

Gastos com a Transformação Digital chegarão a US $ 1,2 trilhão este ano

Cristina De Luca

26/04/2019 13h48

Empresas de todo o mundo gastarão quase US $ 1,2 trilhão em transformação digital este ano, segundo previsões da International Data Corporation (IDC), no seu Worldwide Semiannual Digital Transformation Spending Guide. Os Estados Unidos e a China responderão por mais da metade desse valor.

A indústria investirá mais, com dois segmentos em destaque: o de manufatura discreta (US $ 221,6 bilhões) e o de manufatura de processos (US $ 124,5 bilhões). Para ambos, a prioridade é a fabricação inteligente, apoiada por investimentos significativos em operações de manufatura e qualidade. A IDC espera que as duas indústrias invistam mais de US $ 167 bilhões em manufatura inteligente no próximo ano, juntamente com investimentos significativos em inovação digital (US $ 46 bilhões) e otimização da cadeia de suprimentos digital (US $ 29 bilhões).

"A introdução de sensores de IoT e capacidades de comunicação está transformando rapidamente os processos de manufatura e gerenciamento de inventário e ativos em uma ampla gama de indústrias. Da mesma forma, inteligência artificial e aprendizado de máquina estão mudando drasticamente a maneira como as empresas interagem com dados e permitindo mudanças fundamentais nos negócios", diz Eileen Smith, diretora de programa do Customer Insights and Analysis da IDC.

Já o varejo aparece como segundo maior setor em investimentos na transformação digital este ano, seguido de perto por serviços de transporte e profissionais. No setor de transportes, a prioridade estratégica é a otimização da cadeia de suprimentos digital, que representa quase US $ 65 bilhões em gastos para gerenciamento de frete e programação inteligente. Enquanto o varejo continua focado no comércio omnichannel.

Entre as tecnologias, os investimentos em hardware e serviços serão responsáveis ​​por mais de 75% de todos os gastos. Serviços de TI devem movimentar US $ 154 bilhões, e serviços de conectividade, US $ 102 bilhões. Os gastos com software totalizarão US $ 253 bilhões em 2019. As categorias líderes serão IaaS (35,9% CAGR), software de desenvolvimento e implantação de aplicativos (26,7% CAGR) e serviços comerciais (26,5% CAGR).

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.