Topo

Cristina de Luca

O mundo tem 5 bilhões de dispositivos WiFi domésticos em uso hoje

Cristina De Luca

08/08/2019 09h24

Praticamente cinco bilhões de dispositivos WiFi domésticos estão sendo usados ​​em todo o mundo hoje, segundo dados do estudo "The Wireless Home: Assessing the Scale of the Global Home Wi-Fi Device Market", da Strategy Analytics. E uma nova onda de dispositivos WiFi inteligentes está prestes a impulsionar a adoção para um total de 17 bilhões de dispositivos domésticos em uso no mundo inteiro até 2030, consolidando a Wireless Home como uma das principais tendências tecnológicas nos próximos anos.

O relatório aponta o padrão WiFi 5 (802.11ac) como responsável por três quartos das vendas de dispositivos em 2019, com o recém-introduzido WiFi 6 (802.11ax) podendo responder por até um terço das vendas de dispositivos até 2023, segundo projeções da equipe de analistas da empresa.

Além do aumento de velocidade (37% a 40% mais veloz em comparação com o WiFi 5), o WiFi 6 vai remodelar a maneira como os roteadores lidam com o crescente número de dispositivos conectados à internet em nossas casas e vidas. Portanto, guarde: o Wifi 6 não só oferece velocidades mais rápidas como, e principalmente, oferece melhor desempenho da rede em ambientes WiFi lotados de dispositivos conectados a ele.

Outra vantagem do WiFi 6, graças ao uso da tecnologia Target Wake Time (TWT), é o baixo consumo de bateria dos dispositivos conectados a ele. Isso porque o roteador e o cliente vão conversar menos entre si para determinar quando o dispositivo cliente precisará estar ativo para transmitir (ou receber) dados. Como resultado, o dispositivo conectado ao roteador WiFi 6 não precisará estar constantemente ouvindo sinais da rede, como hoje, o que, por sua vez, significa menos uso da bateria. Isso será particularmente útil para gadgets de IoT que se comunicam apenas esporadicamente com a rede, assim como os wearables e, em menor escala, os smartphones, os tablets, os laptops e as smart TVs.

De acordo com a WiFi Alliance, o novo padrão será implantado no fim deste ano. Um programa de certificação foi anunciado em janeiro para garantir que os dispositivos rotulados com WiFi 6 atendam aos padrões especificados, e espera-se que os primeiros aparelhos certificados comecem a surgir agora, no terceiro trimestre de 2019. Portanto, espera-se uma explosão de uso no início da década de 2020.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.