Topo

Cristina de Luca

Facebook enfrenta contratempos em um momento chave para o Projeto Libra

Cristina De Luca

07/10/2019 08h47

Bruxelas está questionando o Facebook sobre os possíveis riscos financeiros do Projeto Libra, enquanto a União Europeia se prepara para revisar a regulamentação das moedas digitais.

A Comissão Europeia solicitou ao Facebook e à Libra Association que respondessem a uma série de perguntas sobre estabilidade financeira, lavagem de dinheiro e riscos de privacidade de dados que poderiam ser colocados pelo projeto.

O questionário da comissão, enviado na semana passada e visto pelo Financial Times, faz parte de uma iniciativa de Valdis Dombrovskis, comissário de serviços financeiros da UE, para determinar como projetos como o Libra devem ser regulamentados na UE, se nova legislação for necessária, e mesmo se a proposta de moedas do Facebook deve ser autorizada a operar no bloco.

O movimento dos reguladores europeus foi o mesmo dos reguladores americanos. O Departamento do Tesouro americano enviou cartas a algumas empresas solicitando uma visão completa de seus programas de conformidade para lavagem de dinheiro e como o Libra se encaixaria neles.

É um momento de crescente pressão oficial sobre Libra para explicar aos reguladores como planeja configurar uma moeda digital que poderia ser usada por 2,4 bilhões de usuários do Facebook.

E o escrutínio regulatório já provocou as primeiras baixas entre os 28 apoiadores. O PayPal está se retirando da Libra Association. E segundo o Wall Street Journal, Visa , Mastercard e outros parceiros financeiros também estão "reconsiderando" o envolvimento.

A hora é essa. Os integrantes da Libra Association devem assinar a declaração de associação até hoje, sinalizando o seu compromisso com o projeto. Todos os membros fizeram uma promessa não vinculativa de investir pelo menos US $ 10 milhões no projeto, mas ainda não fizeram nenhum desembolso.

Em resposta à retirada do PayPal, a Libra Association disse que estava ciente de que seria difícil tentar "reconfigurar o sistema financeiro". "O compromisso com essa missão é mais importante para nós do que qualquer outra coisa", afirmou.

O Facebook anunciou a Libra e sua carteira digital Calibra em 18 de junho . Os reguladores reagiram rapidamente. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, chegou a dizer ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que a moeda do Facebook provocava "sérias preocupações com privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, estabilidade financeira".

O G7 alertou em julho que não deixaria Libra prosseguir até que todas as preocupações regulatórias fossem resolvidas. Os chefes dos bancos centrais, incluindo Mark Carney, do Reino Unido, também expressaram ceticismo, e o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não era um fã da moeda, que também colocou o banco central da China em alerta máximo.

Joseph Stiglitz, economista norte-americano ganhador do Prêmio Nobel, escreveu um artigo afirmando que "apenas um bobo confiaria no bem-estar financeiro do Facebook".

Nesse momento, o Facebook precisará não apenas convencer os formuladores de políticas céticos, mas também convencer seus parceiros nervosos a não seguirem os passos do PayPal.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.