Topo

Cristina de Luca

Bem-vindo ao blog Porta 23!

Cristina De Luca

31/05/2017 08h44

Se você acompanha de perto a evolução do mundo digital e, principalmente, das tecnologias da Comunicação e da Informação, deve saber que a Porta 23 é a do protocolo Telnet. Aquele que proporciona facilidade de comunicação baseada em texto, interativo e bidirecional. Não haveria outro nome mais adequado ao propósito deste espaço.

Pode-se dizer que a Internet trabalha por cima do Telnet, servindo-se do seu sistema para funcionar. Não temos tal pretensão. Mas queremos, sim, ajudar nossos leitores a debaterem aqui as questões centrais deste período de fortes transições tecnológicas, que endereçam muitas mudanças políticas, econômicas e sociais.

Vamos falar sobre revisões de normas e regras envolvendo a infraestrutura digital e os serviços suportados por ela; as mudanças de comportamento; a proposição de serviços; os dilemas do uso intensivo de dados; a cibersegurança; a privacidade; o impacto sociopolítico e econômico das mídias digitais, e por aí vai…

Debater, enfim, as questões centrais deste dinâmico e quase sempre hermético mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação, que suporta a Internet e é suportado por ela.

Sempre com o compromisso de buscar uma narrativa clara e, ao mesmo tempo, esclarecedora e divertida, dando voz aos que conhecem os impactos práticos da Internet na vida de todos nós.

Conectando clientes a servidores, de forma aberta e ampla.

O Porta 23 é para todos, técnicos e leigos, que mantenham um olhar curioso e crítico sobre a Internet e seus usos e que estejam dispostos a pensar e a serem agentes ativos da evolução, revolução, disrupção digital! Cada vez mais rápida e avassaladora.

Colabore! Interaja!

Logue-se!

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.