Topo

Cristina de Luca

Novas diretrizes da IAB para marketing móvel abordam segmentação entre dispositivos

Cristina De Luca

13/06/2017 20h25

O Interactive Advertising Bureau (IAB) lançou hoje, durante o IAB Mobile Symposium, realizado em Nova York, novas diretrizes para o marketing móvel e cross-tela, descrevendo formas de melhorar segmentação, medição, atribuição e relevância dos anúncios.

O " Mobile Identity Guide for Marketers  descreve os prós e contras de várias metodologias usadas para combinar anonimamente e mapear usuários e dispositivos.

Por exemplo, ao contrário da área de trabalho, onde os cookies ainda servem de tecido conectivo para publicidade na web, no celular, a persistência e a aceitação de cookies podem variar de dispositivo para dispositivo e em ambientes de web e de aplicativos, tornando-os um método menos confiável para identificação.

Construído em cima de vários casos de uso para dados de identificação em duas categorias primárias – segmentação e medição – o guia  explora também aplicações relacionadas que variam de gerenciamento de frequência e ampliação de audiência para atribuição e modelagem preditiva.

"Os consumidores de hoje estão fazendo malabarismos com quatro dispositivos diferentes, diariamente, tornando o acesso eficaz a dispositivos cruzados algo crítico para marcas", disse Anna Bager, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral de Mobilidade e Vídeo do IAB. "Este guia ajudará os profissionais de marketing a desenvolver abordagens estratégicas para o gerenciamento de identidade móvel, para que possam alcançar os consumidores, em sua jornada digital, com anúncios mais relevantes, criativos e específicos para cada dispositivo", completou.

De acordo com estudo recente do IAB, 63% dos usuários de smartphones usam seus dispositivos pelo menos a cada 30 minutos ou mais. E mais de um quinto (22%) toca seus telefones a cada 5 minutos. Mas isso não é o mais impressionante. A grande maioria deles (90%) lembra de anúncios depois de serem exibidos na Web móvel, e 86% recordam de anúncios exibidos em um aplicativo móvel. Além disso, quase metade de todos os usuários de smartphone são motivados a reagir aos anúncios depois de vê-los no dispositivo.

O estudo "Always On – A Global Perspective of Mobile Consumer Experience ouviu usuários de smartphones em 18 países, incluindo o Brasil. A maioria relata ter sentido melhorias na velocidade de carregamento dos anúncios e na qualidade criativa durante o ano passado, tanto na web móvel quanto nos aplicativos móveis. O Brasil aparece em destaque em relação à relevância dos anúncios, considerada ruim por aqui, tendo melhorado muito pouco no ano passado.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.