Topo

Cristina de Luca

Google adiciona consultas de linguagem natural ao Analytics

Cristina De Luca

20/07/2017 08h52

O valor dos dados não está no seu volume em si, mas nos insights que são gerados a partir de uma clara visão do que é necessário analisar. Com tantas informações disponíveis, no entanto, pode ser difícil para os profissionais que dependem dos dados para a tomada de decisão encontrar os pontos de maior relevância. Pensando nisso, o Google acaba de agregar um novo processo de consulta ao Google Analytics, em linguagem natural.

O objetivo é ajudar os usuários a encontrar informações relevantes de forma rápida e fácil. Pode não resolver todos os problemas de análise de dados – afinal, você sempre precisará saber as perguntas certas a fazer -, mas se funcionar como anunciado, pode facilitar muito o trabalho, realmente.

A capacidade de fazer perguntas diretas está inserida no Google Analytics Intelligence. A empresa forneceu uma tabela com questões a serem consideradas. E lembra que algumas respostas dependem da configuração específica e da disponibilidade dos dados.

É possível especificar o período na sua pergunta. Por exemplo: "Quais páginas foram mais acessadas de 1 a 24 de fevereiro?" ou "Quantas sessões foram provenientes de Brasília na semana passada". Se você não especificar um período, o Analytics Intelligence considerará os últimos 30 dias como período padrão.

Segundo o Google, como em qualquer sistema de IA, quanto mais os usuários perguntam, mais o Analytics Intelligence aprende o que é importante e expande a gama de perguntas que podem ser respondidas.

Além de responder às suas perguntas, a Analytics Intelligence também fornece insights automatizados , agora disponíveis tanto na interface web quanto no aplicativo móvel . É possível saber, por exemplo, a chance de melhorar a taxa de rejeição reduzindo o tempo de carregamento de uma página ou o potencial para aumentar a taxa de conversão, adicionando uma nova palavra-chave à sua campanha do AdWords.

Para fazer perguntas e obter informações automatizadas da Analytics Intelligence, clique no botão Intelligence para abrir um painel lateral da interface Web. Já no aplicativo móvel do Google Analytics para Android e iOS , toque no ícone Intelligence no canto superior direito da maioria das telas.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.