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Cristina de Luca

Preços do e-commerce caem pelo nono mês consecutivo

Cristina De Luca

18/09/2017 22h21

O mês de agosto voltou a ser de deflação no comércio eletrônico brasileiro, com recuo de 5,55% na comparação com o mesmo período de 2016. É a maior queda desde março de 2013, de acordo com a medição do Índice FIPE Buscapé. Em relação a junho de 2017, os preços registraram queda de 0,21%.

Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, sete apresentaram redução em agosto. São elas: telefonia (-17,85%), fotografia (-6,05%), moda e acessórios, (-5,04%), eletrônicos (-3,63%), informática (-3,62%), casa e decoração (-1,40%), esporte e lazer (-0,89%).

Na contramão, brinquedos e games registram alta de 7,79%. Cosméticos e perfumaria (1,13%), e eletrodomésticos (0,67%) também registraram inflação.

"Esse reajuste reflete o ajuste na precificação realizado por grandes varejistas do setor nos últimos meses. Em julho, o Índice FIPE Buscapé já havia registrado alta de 5% nesta mesma categoria. A tendência, porém, é de uma desaceleração no índice nos próximos meses, por consequência do Dia das Crianças, a mais importante data para este segmento", disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce do país.

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado.

Preços gerais
A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,46% nos últimos 12 meses terminados em junho, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -7,8% em relação aos preços gerais da economia.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.