Topo

Cristina de Luca

Mercado brasileiro ganhará certificação gratuita em Marketing Digital

Cristina De Luca

19/10/2017 07h39

Existe uma demanda enorme por profissionais capacitados a trabalhar na economia digital. O mercado está o tempo todo querendo saber como treinar alguém júnior, como contratar a pessoa certa para tocar isso ou aquilo e como conseguir contratar na escala necessária. Pensando nisso, a Resultados Digitais decidiu criar a RD University, e oferecer o nível básico de certificação de Marketing Digital de graça. O anúncio foi feito no RD Summit 2017, que acontece esta semana em Florianópolis.

"A missão da universidade é ajudar a resolver um grande gargalo de mercado. E a ideia é fazer isso de uma forma super escalável no primeiro nível, com certificação online e gratuita e, nos outros níveis, onde há a exigência de uma formação anterior do profissional, ter certificação pagas com um pouco mais de tutoria", comenta Eric Santos, CEO da empresa.

Além da formação de marketing digital, os cursos vão procurar treinar profissionais em Inbound Marketing, vendas, customer success, produto, gestão e liderança.

Os cursos serão desenvolvidos junto com parceiros da Resultados Digitais, de modo a abordar cada tema de forma abrangente. "A ideia é que a ementa seja criada junto com quem entende bem de cada etapa do tópico abordado, com conteúdo top que todos assinem embaixo", explica Santos.

Segundo o executivo, o objetivo não é concorrer com universidades e outros cursos do mercado. "É uma linha do negócio que precisa ser sustentável, mas que não precisa dar dinheiro. O que a gente quer é ter a garantia de que quem passou pelo curso estará apta, tecnicamente, a colocar tudo o que aprendeu em prática", afirma.

Significa ser capaz de estruturar processos e um funil de vendas previsível baseado nas melhores práticas do mercado, por exemplo. Adaptar diferentes estratégias de Inbound Marketing ao seu negócio. Contratar, terceirizar e estruturar times para execução de projetos de Marketing Digital, e por aí vai.

A meta é fazer diferença na preparação das pessoas aproveitando algumas grandes tendências, como a educação online, nanodegrees, avaliação e colocação de profissionais.

Hoje, quem entrar no site inicial da RD University, já encontrará alguns cursos voltados para agências, com todo o conteúdo dos treinamentos que a empresa oferecia anteriormente e, no caso de pessoas físicas e jurídicas, um formulário para manifestar seu interesse em conteúdos que fazem falta no dia a dia profissional.

"Nesse momento, estamos na etapa de chamar clientes e parceiros e estruturar cursos junto com eles", comenta Eric Santos.

Com esse movimento cada vez maior de empresas de fora do ecossistema de Marketing Digital em oferecer produtos e serviços que tocam a área, como revendedor de TI, assessorias de imprensa e até grandes consultorias, educar o mercado passa a ser cada vez mais importante.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.