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Cristina de Luca

Facebook ensina às empresas de mídia o que fazer e não fazer no News Feed

Cristina De Luca

24/10/2017 22h52

O Facebook lançou nesta terça-feira, 24/10, o News Feed Publisher Guidelines. Com foco em veículos de mídia, o material traz melhores práticas para ajudar os veículos a alcançarem suas audiências no News Feed, depois que começaram a circular as notícias sobre o início dos testes com o novo Feed "Explore" no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja.

De acordo com a rede social, as diretrizes apresentadas hoje são uma extensão dos Publisher Principles, lançados em maio, e foram desenvolvidas a partir do feedback dos veículos participantes do Projeto Facebook para Jornalismo. Elas fornecem mais informações sobre o funcionamento do News Feed  e tornam mais claro o que as empresas de mídia e os jornalistas devem ou não fazer para ter sucesso na plataforma. Isso inclui concentrarem-se no que fazem melhor,  tornando as histórias importantes e significativas para o público, publicar conteúdo exato e autêntico e seguir os padrões comunitários da rede social.

As diretrizes também recomendam aos jornalistas manterem suas contas seguras. Como? Protegendo suas senhas; ativando os alertas sobre acesso a partir de aparelhos desconhecidos; ativando a autenticação em dois fatores; usando a verificação de segurança e os Controle de Privacidade para se certificar de que apenas as pessoas que confia podem ver suas informações e postagens.

Além disso, os jornalistas devem adotar práticas para proteger a comunicação com fontes. Entre elas, usar a rede social com o Tor para ajudar a esconder o endereço IP e evitar que o próprio Facebook, anunciantes, operadoras telefônicas locais e provedores de acesso não vejam de onde estão logando.

Vale ler o News Feed Publisher Guidelines com muita atenção.

Esclarecimentos sobre os testes
A publicação do  News Feed Publisher Guidelines  ocorre um dia depois de Adam Mosseri, Head do News Feed, publicar esclarecimentos sobre os testes com o Feed Explore, que concentrará as publicações feitas por páginas, mantendo no News Feed apenas as publicações feitas por contas pessoais. A mudança afeta páginas de veículos de mídia, mas também de produtos. Para um post orgânico de uma página chegar aos News Feed é necessário que ele seja compartilhado por alguém da rede de contatos do usuário ou impulsionado (pago).

Segundo o executivo, o objetivo dos testes no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja é entender se as pessoas preferem ter lugares separados para conteúdo pessoal e público. Não há planos, por enquanto, de levar o Explorer a outros países ou de só mostrar conteúdos das páginas no News Feed se forem impulsionados. "Infelizmente, alguns erroneamente fizeram essa interpretação – mas essa não era nossa intenção", disse Mosseri.

Também é importante saber que o teste em curso nesses seis países é diferente da versão do Explore que foi lançada para a maioria das pessoas. Fora desses países, o Explore é um feed complementar de artigos populares, vídeos e fotos automaticamente personalizados para cada pessoa com base em conteúdo que possa ser interessante para ela. "Nós ouvimos de nossos usuários que eles querem uma maneira fácil de descobrir conteúdo relevante de páginas às quais ainda não estão conectados", comenta Mosseri. Nesse caso, o Explore inclui conteúdo de páginas relevantes, e as postagens de páginas que as pessoas gostam ou seguem continuam aparecendo no feed de notícias.

O executivo ressalta ainda que, tal como acontece com todos os testes realizados pelo Facebook,a rede social deseja aprender coisas novas que levem a testes adicionais nos próximos meses para que possa entender o que funciona melhor para pessoas e editores.

A ver.

Por enquanto, também não há garantia de que o Facebook nunca lançará o Explore como testado nos seis países nos EUA ou em outros mercados. Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.