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Cristina de Luca

O consumidor mobile compra de tudo um pouco, regularmente

Cristina De Luca

15/03/2018 16h21

Uma pesquisa da Opinion Box, encomendada pelo Pay Pal, descobriu que o consumidor brasileiro que já tem o hábito de fazer compras através dos dispositivos móveis costuma adquirir virtualmente qualquer tipo de item, com regularidade. Mas, ao contrário do e-commercer tradicional, consome bem mais serviços do que bens duráveis. Algo perfeitamente aderente aos hábitos de uso dos smartphones.

Solicitar um táxi ou carro particular, pedir comida, recarregar o bilhete único ou os créditos do celular são atividades corriqueiras  para usuários de smartphones,  que na opinião de Felipe Schepers, diretor de Operações da Opinion Box e Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, estão ajudando a popularizar a experiência de compra e tornar o mobile um canal promissor para muitos negócios.

Não por acaso, 2,7 bilhões dos 7,6 bilhões de pagamentos processados pelo PayPal no mundo em 2017, cerca de 35% do total portanto, foram realizados através de dispositivos móveis.

A pesquisa ouviu 1020 m-consumidores em todo o Brasil, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, dos quais 30% afirmaram ter feito compras por meio de seus dispositivos na mesma semana na qual a pesquisa foi realizada. Outros 20% fizeram ao menos uma compra nos 15 dias anteriores e 21%, ao menos uma compra nos 30 dias anteriores.

Entre os 71% que fizeram compras nos 30 dias que antecederam a pesquisa, a quantidade média de transações foi de 4,85 por respondente, Mais do que a média de compras feitas pelas mesmas pessoas usando o computador (3,81).

Além da contratação de serviços, a compra de produtos do dia a dia, como remédios, roupas, acessórios, livros, etc, é outro hábito frequente para 76% dos entrevistados. Em terceiro lugar estão as chamadas compras pontuais, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, realizadas por 75% (!!!!)  dos inquiridos. Dados que casam com o da pesquisa Webshoppers, de que 1/4 das vendas do e-commerce no Brasil se deu via dispositivos móveis em 2017.

Site responsivo
Segundo pesquisa realizada pelo PayPal no ano passado, um dos fatores que explica o aumento do m-commerce no Brasil nos últimos meses é o aumento de e-commerces com sites responsivos. Cerca de 25% das lojas virtuais estão preparadas para a experiência móvel.

Por isso, outro ponto pesquisado pela Opinion Box foi a relação entre compras vias site e via aplicativo. Como esperado, a categoria serviço é mais acessada através de apps. Mais de 80% das compras da categoria são feitas por apps. Já nas categorias "produtos do dia" a "dia e produtos pontuais" há maior volume de transações através dos sites móveis.

O cartão de crédito é a forma de pagamento mais usada pelos m-consumidores, segundo os resultados da pesquisa. Entre os m-consumidores que costumam adquirir itens da categoria Turismo e Viagem (apontada como a experiência mais difícil entre todas as possibilidade de m-ecommerce) 69% afirmam utilizar o cartão de crédito para parcelar o débito. O mesmo acontece com 62% dos que têm o hábito de adquirir itens da categoria "produtos pontuais". Já na categoria produtos digitais (jogos, por exemplo) a maioria (56%) opta pelo crédito à vista, modalidade mais utilizada também na categoria Entretenimento (compra de ingressos para cinema, shows, etc).

A demora no carregamento das páginas das lojas online é apontada por 42% dos m-consumidores como a maior dificuldade para fazer compras através dos dispositivos móveis. Em segundo lugar está a dificuldade de encontrar informações sobre produtos e serviços ( 36%) e só em terceiro, a necessidade de ter que utilizar o pacote de dados da conexão móvel (32%).

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.