Topo

Cristina de Luca

Estudo Internet Trends 2018 destaca uso da análise de dados para inovação

Cristina De Luca

30/05/2018 18h39

Saiu hoje a edição 2018 do mais esperado relatório anual de tendências da Internet, produzido por Mary Meeker, ex-analista de Internet do Morgan Stanley e agora sócia do fundo de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers.

Em seu 23º ano, o Internet Trends 2018 compila e analisa dados de uma ampla variedade de fontes para fornecer insights sobre as maiores tendências em digital.

Este ano, a análise de dados e personalização, a inovação do comércio eletrônico e a crescente intensidade e liderança da China em mercados relacionados à Internet, foram os destaques de Meeker na apresentação Code Conference, realizada em Rancho Palos Verdes, na Califórnia.

Segundo Meeker, a velocidade da ruptura tecnológica está se acelerando.E isso vem obrigando os gigantes da Internet a viverem o que denomina "paradoxo da privacidade". Precisam cada vez mais usar dados para proporcionar melhores experiências aos consumidores, embora isso signifique, muitas vezes, violar a privacidade desses consumidores. "É crucial gerenciar as consequências. Mas é irresponsável parar Inovação + Progresso", diz o relatório.

"Muitas melhorias de usabilidade são baseadas em dados coletados durante os toques / cliques / movimentos de usuários de dispositivos móveis. As empresas de Internet continuam a melhorar os serviços a preços baixos, em parte, a partir dos dados fornecidos pelos usuários, que continuam a aumentar o tempo gasto em serviços de Internet com base no valor percebido. No entanto, mais reguladores querem garantir que os dados dos usuários não sejam usados ​​"indevidamente". O escrutínio está aumentando em todos os lados – usuários / empresas / reguladores", ressalta Meeker.


Outros destaques

– O crescimento global de remessas de smartphones caiu para efetivamente zero.

– O crescimento do número de usuários de internet no mundo também diminuiu para cerca de 7% em 2017, ante 12% em 2016.

– Aproximadamente 50% do mundo, cerca de 3,6 bilhões de pessoas, agora têm algum acesso à internet.

– Um adulto gasta cerca de 6 horas por dia com um dispositivo digital.

– Os adultos dos EUA gastaram 5,9 horas por dia em mídia digital em 2017, em comparação às 5,6 horas do ano anterior. Cerca de 3,3 dessas horas foram gastas em dispositivos móveis, o que é responsável pelo crescimento geral do consumo de mídia digital.

– Estamos gastando cerca de 30 minutos por dia assistindo a vídeos em dispositivos móveis.

– Aproximadamente 13% de todas as vendas no varejo vêm do e-commerce. Eram de cerca de 5% há uma década.

– As Big Tech estão competindo em ainda mais frentes. O Google está expandindo sua plataforma de anúncios para uma plataforma de comércio eletrônico por meio do Google Home Ordering. Enquanto isso, o gigante do e-commerce Amazon está se movendo para a publicidade. E ambas oferecerão mais plataformas de serviços de inteligência artificial à medida que a IA se tornar uma parte maior dos gastos da empresa.

– A tecnologia de voz está em um ponto de inflexão devido ao reconhecimento de fala, especificamente o Google – alcançando 95% de precisão e as vendas de dispositivos Amazon Echo que alcançaram mais de 30 milhões de unidades vendidas em 2017.

– O crescimento dos serviços de mensagens do Facebook continua impressionante.

– Mais pessoas iniciam pesquisas de produtos na Amazon do que em mecanismos de busca agora, mas Jeff Bezos ainda confia em outras superfícies como Facebook e YouTube para inspirar as pessoas a quererem as coisas.

– Os pagamentos móveis estão se tornando mais fáceis de concluir. A China continua a liderar o resto do mundo na adoção de pagamentos móveis, com mais de 500 milhões de usuários ativos de pagamentos móveis em 2017.

– Os serviços de assinatura estão tendo adoção maciça, com Netflix com alta de 25%, The New York Times com alta de 43% e Spotify com alta de 48% em 2017. Um nível gratuito acelera as taxas de conversão.

Confira todos os 294 slides da apresentação

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.