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Cristina de Luca

Instagram facilita a compra no aplicativo

Cristina De Luca

17/09/2018 22h09

O Instagram anunciou hoje, nos Estados Unidos, que está adicionando novos recursos para facilitar a compra no aplicativo. Agora, as pessoas poderão clicar em uma guia de compras na página "Explorar" e ver as postagens das marcas.

A empresa também está expandindo o Shopping in Stories, que permite que as pessoas cliquem em produtos em uma história do app para saber mais sobre eles.

Para analistas de mercado, estes são sinais de que o Instagram está empenhado realmente em se tornar uma plataforma de comércio eletrônico.

A anúncio acontece em um momento propício. Pesquisas comprovam que o Instagram está tendo cada vez mais impacto nas decisões de compra de seus usuários. Uma delas, realizada pela Takumi, plataforma de marketing de influenciadores, revelou esta semana que 30% dos usuários do Instagram no Reino Unido são mais propensos a comprar um produto ou serviço promovido por influenciadores.

"De 18 até 35 anos, o Instagram é um dos canais mais importantes para seguir os influenciadores digitais, e isso tem reflexos no comportamento de compra", diz Mats Stigzelius, co-fundador e CEO da inglesa Takumi.

O app está tendo cada vez mais impacto nas decisões das pessoas todos os dias, com o aplicativo levando um quarto dos usuários do Reino Unido a fazer uma compra com base no conteúdo visto no seu feed.

A ferramenta de compras do Instagram estreou no Brasil em março e, desde junho, vem sendo testada nos Stories com um pequeno grupo de usuários.

"Começamos a testar o Shopping in Stories em junho e, hoje, estamos distribuindo o produto globalmente e expandindo-o para empresas em 46 países", diz um post no blog do serviço.

Já a página Exploras começará ser expandida globalmente nas próximas semanas.

O  Instagram ajudou muitos varejistas a criar audiências para seus produtos. Ter recursos nativos dedicados a compras pode levar muitos desses lojistas a concentrarem seus esforços na plataforma, deixando de lado iniciativas como o serviço  Shopify.

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.