Topo

Conexões de mais de 4Mbps já são maioria no Brasil, diz Akamai

Cristina De Luca

02/06/2017 23h45

O Brasil subiu seis posições e passou a ocupar o 79º lugar no ranking do Relatório State of Internet, da Akamai, referente ao primeiro trimestre de 2017. A velocidade média da banda larga cresceu 6,7% em relação ao trimestre anterior e 51% na variação anual, atingindo 6.8 Mbps. As conexões acima de 4Mbps já são maioria, representando 68% do total. Houve crescimento expressivo (15%) nas conexões acima de 10Mbps, que hoje já respondem por 18% do total.

Apesar da boa performance, o país segue apresentando velocidades abaixo das médias mundiais, com algumas exceções. A velocidade média global de conexão foi de 7,2 Mbps (um aumento de 15% na variação ano a ano).

Já o pico de velocidade média global foi de 44,6 Mbps no primeiro trimestre, abaixo do registrado no Brasil, de 46,5 Mbps.

IPv4 x IPv6
O número de endereços IPv4 apresentou um pequeno crescimento (0,9%) no Brasil, na variação trimestral, e um decréscimo (-1,4%) na variação anual, somando agora 47,684 milhões. Em compensação, a adoção de IPv6 cresceu 13% em relação ao último trimestre e 29% comparado a igual período de 2016.

Banda larga móvel
A velocidade média das conexões móveis no Brasil aumentou de 4,7Mbps no quarto trimestre de 216 para 5.2 no primeiro trimestre deste ano, graças ao aumento das conexões 4G.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conexões de mais de 4Mbps já são maioria no Brasil, diz Akamai - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.