Topo

Wi-Fi Alliance cria certificação para conexão de casas inteligentes

Cristina De Luca

14/06/2017 16h41

No futuro bem próximo, você poderá morar em um imóvel projetado para ter redes sem fio disponíveis em todos os cômodos, completamente integradas à estrutura como são hoje os sistemas elétricos e hidráulicos.

O novo programa Wi-Fi Certified Home Design, da Wi-Fi Alliance, propõe aos empreiteiros um conjunto de diretrizes de implantação do Wi-Fi, de modo a determinar os locais ideais para os pontos de acesso sem fio (APs), desde a fase inicial de construção. O objetivo é eliminar áreas de sombra e fornecer cobertura em todos os lugares – incluindo a garagem e as áreas externas, como um pátio.

Na prática, a certificação pretende oferecer uma excelente experiência para os usuários em relação às conexões Wi-Fi, garantindo alto desempenho, segurança e interoperabilidade. Por isso as diretrizes definem critérios para conexões confiáveis ​​em ambientes domésticos com muitos dispositivos inteligentes integrados, incluindo alto-falantes sem fio ativados por voz (como o Google Home e o Amazon Echo), câmeras de segurança, fechaduras, lâmpadas, termostatos e qualquer eletrodoméstico inteligente.

Mesmo que outros protocolos, como Z-Wave, ZigBee, Bluetooth ou Thread, estejam em uso, o Wi-Fi será a cola para fazer com que todos funcionem bem em conjunto e e possam ter o melhor acesso possível à internet.

Fabricantes de equipamentos Wi-Fi, de dispositivos móveis, eletrônicos de consumo, sensores e até mesmo as construtoras trabalharam na Wi-Fi Alliance para definir os critérios do Wi-Fi Home Design.

A Lennar, uma dos maiores construtoras de casas dos EUA, será a primeiro a oferecer residências com o Wi-Fi CERTIFIED Home Design. Mas a expectativa é de que outras construtoras sigam seus passos, em todo o mundo.

Mesmo que, inicialmente, ao programa Wi-Fi Certified Home Design fete poucos compradores de imóveis,  ele é muito bem-vindo. Conexões Wi-Fi domésticas já deixaram de ser desejadas, e passaram a assumir o status de necessárias. Chega de sair pela casa instalando amplificadores de sinais que custam bem mais do que entregam.

A Aliança Wi-Fi tem uma longa história de certificação de produtos de rede sem fio para interoperabilidade, e é muito bom vê-la empenhada em cuidar de todo o ecossistema digital doméstico. Não há nenhuma razão para que a infraestrutura de rede Wi-Fi não seja tão onipresente e tão padronizada quanto as redes de eletricidade, água e esgoto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Wi-Fi Alliance cria certificação para conexão de casas inteligentes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.