Topo

Facebook lança ferramenta de análise de notícias e trabalha em modelo de assinatura

Cristina De Luca

19/07/2017 20h11

Em seus esforços de convencer as empresas de mídia sobre os benefícios dos Instant Articles para engajamento de audiência e monetização do conteúdo noticioso, o Facebook anunciou ontem, durante o Digital Publishing Innovation Summit, realizado em Nova York, o lançando uma nova ferramenta de análise em parceria com a Nielsen e planos para implementação de um modelo de assinatura (paywall) semelhante ao dos sites de notícias.

De acordo com Campbell Brown, diretora de parcerias de notícias presente ao evento, a rede social estuda permitir que o leitor consuma até 10 publicações por mês no Instant Articles, antes de barrar o acesso, que só será liberado mediante o pagamento da assinatura. O valor será definido em conjunto com os donos do conteúdo. Ainda não está claro como será feita a divisão de receitas com a assinatura. Sabe-se apenas que, a partir de outubro, o recurso será testado com um pequeno grupo de editores. E que as empresas de mídia terão controle total sobre os dados de seus assinantes. Além disso, o paywall do Facebook deverá permitir autenticação de assinantes das plataformas proprietárias já existentes.

Já a ferramenta de análise lançada em parceria com a Nielsen permitirá que os editores comparem o desempenho dos conteúdos publicados no Instant Articles com o das versões da web móvel desses mesmos conteúdos. O objetivo é validar a metodologia do Facebook para determinar o tráfego oferecido pelos Instant Articles, fornecendo mais detalhes sobre métricas e formas de cálculo.

Neste momento, o Facebook diz estar medindo visualizações de artigos em dois grupos: um grupo de teste de pessoas que podem ver os Instant Articles e um grupo de controle de pessoas que só podem ver a versão web móvel dos artigos. Em ambos os grupos, serão configurados eventos de backend para gravar quando as pessoas tocam nos links do aplicativo do Facebook que resultam em artigos visíveis e se a exibição é em um Instant Articles ou na versão web móvel.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Facebook lança ferramenta de análise de notícias e trabalha em modelo de assinatura - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.