Topo

Troca de tráfego diária da Internet bate 5 Tbps na greve dos caminhoneiros

Cristina De Luca

31/05/2018 22h27

A greve dos caminhoneiros não resultou somente em graves transtornos para a população. De acordo com as medições do IX.br, nos dias 28 e 29 de maio, portanto na segunda e na terça-feira desta semana, os 31 Pontos de Intercâmbio de Internet (IXP) brasileiros bateram e ultrapassaram a marca de 5 Terabits por segundo, estabelecendo um novo recorde de troca de tráfego na internet no país.

Vale lembrar que há apenas um ano, em junho de 2017, o pessoal do IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infraestrutura necessária (Ponto de Intercâmbio de Internet – IXP) para a interconexão direta entre as redes que compõem a malha da Internet no país ("Autonomous Systems" – ASs), comemorava o fato da troca de tráfego diária no sistema ter atingido a marca de 3 Terabits por segundo. E que em março de 2018, o pico já havia subido para cerca de 4,2 Terabits por segundo.

Ao longo de 2017,o IX.br teve um crescimento de tráfego de 79%, com aumento de 27% na quantidade de participantes. O Brasil é líder entre os países da América Latina e figura entre os maiores do mundo em troca de tráfego internet.

"Só em São Paulo, o IX.br tem uma infraestrutura de interconexão de mais de 1,4 mil redes, considerada a número um no mundo em quantidade de participantes", comenta Milton Kaoru Kashiwakura, engenheiro e diretor de projetos do NIC.br, braço operacional do CGIbr. Não por acaso,  São Paulo é hoje o grande concentrador de tráfego internet no país. Para melhorarmos a qualidade da Internet aqui, principalmente no que diz respeito a questões como latência e disponibilidade, é necessário distribuir melhor o tráfego para as diversas regiões do país. Algo que o pessoal do NIC.br vem procurando fazer através de projetos com os maiores provedores de conteúdo atuantes no país e coma Telebrás.

Uma das principais vantagens do modelo do IX.br é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Muitos estudiosos consideram que os acordos técnicos de interligação de sistema autônomos são críticos para a governança da internet, embora bastante distante das vistas do público. Milton costuma dizer que os sistemas de troca de tráfego como o IX.br são o coração da Internet e mexer com eles é mexer com a Internet como um todo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Troca de tráfego diária da Internet bate 5 Tbps na greve dos caminhoneiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Cristina De Luca é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma. É diretora da ION 89, startup de mídia com foco em transformação digital e disrupção. Foi diretora da área de conteúdo do portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Foi colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

Sobre o blog

Este blog, cujo nome faz referência à porta do protocolo Telnet, que é o protocolo de comunicação por texto sem criptografia, traz as informações mais relevantes sobre a economia digital.